Observatório GEPEMDECC

Experiências e atividades práticas de Agroecologia, Educação Ambiental, Ciências da Natureza e outros componentes como enfrentamento crítico às assim chamadas 'habilidades' impostas pela BNCC

← Voltar para o Início

Práticas Pedagógicas na Perspectiva Multisseriada

A BNCC não é nosso foco de interesse, e é claro que lutamos por sua total substituição, mas até que isso aconteça, temos a obrigação de atender às suas imposições. Ainda assim, é possível direcionar a perspectiva das assim chamadas habilidades em uma direção que atenda aos interesses de nossas comunidades, sobretudo quando pensadas em uma perspectiva conectada à Agroecologia, Meio ambiente e Educação Ambiental, rumo a uma educação humanizada e emancipatória.

Habilidade / Ano ATIVIDADES EXEMPLO
UNIDADE TEMÁTICA / COMPETÊNCIA: Competência específica 1Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
(EM13CNT101) (Ensino Médio)
Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
Thumb Balanço Hídrico da Propriedade
(EM13CNT102) (Ensino Médio)
Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas.
Thumb O Cupinzeiro como Superorganismo
(EM13CNT103) (Ensino Médio)
Analisar os princípios da sustentabilidade e os fatores de risco à vida, considerando as condições do ambiente e as características dos seres vivos, para avaliar e justificar o desenvolvimento de práticas individuais e coletivas de uso e descarte de materiais, visando à manutenção do equilíbrio do ecossistema e o bem-estar social.
Thumb Auditoria de Sustentabilidade Rural
(EM13CNT104) (Ensino Médio)
Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
Thumb Análise Crítica de Rótulos de Agrotóxicos
(EM13CNT105) (Ensino Médio)
Analisar os ciclos biogeoquímicos (carbono, oxigênio, nitrogênio e fósforo) e os fluxos de energia que ocorrem nos ecossistemas, e justificar a importância desses processos para a manutenção da vida e para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
Thumb O Ciclo do Nitrogênio no Feijão
(EM13CNT106) (Ensino Médio)
Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica.
Thumb De Onde Vem a Nossa Luz?
(EM13CNT107) (Ensino Médio)
Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais.
Thumb Aquecedor Solar de Baixo Custo
UNIDADE TEMÁTICA / COMPETÊNCIA: Competência específica 2Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
(EM13CNT201) (Ensino Médio)
Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
Thumb Linha do Tempo das Ideias
(EM13CNT203) (Ensino Médio)
Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e os impactos ambientais relacionados a atividades de diferentes setores da sociedade (indústria, comércio, agricultura etc.), considerando os mecanismos de conservação da biodiversidade e o desenvolvimento de práticas sustentáveis.
Thumb Estudo de Caso: O Eucalipto na Região
(EM13CNT204) (Ensino Médio)
Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais.
Thumb Lançamento de Foguete de Garrafa
(EM13CNT205) (Ensino Médio)
Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza.
Thumb Previsão do Tempo do Agricultor vs. Ciência
(EM13CNT206) (Ensino Médio)
Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
Thumb Projeto de Corredor Ecológico
(EM13CNT207) (Ensino Médio)
Identificar, analisar e discutir as vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas.
Thumb Cine-Debate: Juventude do Campo
(EM13CNT208) (Ensino Médio)
Aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão e diferentes formas de interação com a natureza.
Thumb Linha do Tempo: O Homem e a Caatinga
(EM13CNT209) (Ensino Médio)
Analisar a evolução dos modelos sobre a constituição da matéria e as contribuições da ciência e da tecnologia para o seu desenvolvimento, aplicando-os para explicar fenômenos do cotidiano.
Thumb Da Lenha ao Carvão
UNIDADE TEMÁTICA / COMPETÊNCIA: Competência específica 3Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
(EM13CNT301) (Ensino Médio)
Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
Thumb A Pergunta da Horta
(EM13CNT302) (Ensino Médio)
Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações.
Thumb Seminário 'Nossa Pesquisa em Ação'
(EM13CNT303) (Ensino Médio)
Interpretar e avaliar o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na área da saúde.
Thumb Agente de Saúde Digital
(EM13CNT304) (Ensino Médio)
Analisar e debater o papel do conhecimento científico e tecnológico no desenvolvimento de práticas de produção, em diferentes épocas, e seus impactos socioambientais.
Thumb A Evolução do Arado
(EM13CNT305) (Ensino Médio)
Investigar e analisar as características de sistemas de segurança (como os de veículos, de elevadores e de brinquedos de parques de diversões), com base nas leis de Newton.
Thumb Segurança no Trator
(EM13CNT306) (Ensino Médio)
Analisar a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
Thumb Debate: Transgênicos na nossa mesa?
(EM13CNT307) (Ensino Médio)
Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações e/ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.
Thumb Qual a melhor Cerca?
(EM13CNT308) (Ensino Médio)
Investigar e analisar o funcionamento de equipamentos elétricos e/ou eletrônicos e sistemas de automação para compreender as tecnologias presentes no cotidiano.
Thumb A Bomba d'Água Elétrica
(EM13CNT309) (Ensino Médio)
Analisar a necessidade de diferentes tipos de lentes e espelhos para correção de defeitos da visão e as tecnologias envolvidas na produção de diferentes instrumentos ópticos.
Thumb Microscópio de Gota d'Água
(EM13CNT310) (Ensino Médio)
Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e seus impactos socioambientais, com vistas à proposição de alternativas para a ampliação da qualidade de vida, da segurança e do desenvolvimento socioeconômico das populações locais.
Thumb Estudo de Caso: A Estrada que Chegou