Práticas Pedagógicas na Perspectiva Multisseriada
A BNCC não é nosso foco de interesse, e é claro que lutamos por sua total substituição, mas até que isso aconteça, temos a obrigação de atender às suas imposições. Ainda assim, é possível direcionar a perspectiva das assim chamadas habilidades em uma direção que atenda aos interesses de nossas comunidades, sobretudo quando pensadas em uma perspectiva conectada à Agroecologia, Meio ambiente e Educação Ambiental, rumo a uma educação humanizada e emancipatória.
| Habilidade / Ano | ATIVIDADES EXEMPLO |
|---|---|
| UNIDADE TEMÁTICA / COMPETÊNCIA: Competência específica 1Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global. | |
|
(EM13CNT101)
(Ensino Médio)
Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
|
Balanço Hídrico da Propriedade
|
|
(EM13CNT102)
(Ensino Médio)
Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas.
|
O Cupinzeiro como Superorganismo
|
|
(EM13CNT103)
(Ensino Médio)
Analisar os princípios da sustentabilidade e os fatores de risco à vida, considerando as condições do ambiente e as características dos seres vivos, para avaliar e justificar o desenvolvimento de práticas individuais e coletivas de uso e descarte de materiais, visando à manutenção do equilíbrio do ecossistema e o bem-estar social.
|
Auditoria de Sustentabilidade Rural
|
|
(EM13CNT104)
(Ensino Médio)
Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
|
Análise Crítica de Rótulos de Agrotóxicos
|
|
(EM13CNT105)
(Ensino Médio)
Analisar os ciclos biogeoquímicos (carbono, oxigênio, nitrogênio e fósforo) e os fluxos de energia que ocorrem nos ecossistemas, e justificar a importância desses processos para a manutenção da vida e para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
|
O Ciclo do Nitrogênio no Feijão
|
|
(EM13CNT106)
(Ensino Médio)
Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica.
|
De Onde Vem a Nossa Luz?
|
|
(EM13CNT107)
(Ensino Médio)
Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais.
|
Aquecedor Solar de Baixo Custo
|
| UNIDADE TEMÁTICA / COMPETÊNCIA: Competência específica 2Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis. | |
|
(EM13CNT201)
(Ensino Médio)
Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
|
Linha do Tempo das Ideias
|
|
(EM13CNT203)
(Ensino Médio)
Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e os impactos ambientais relacionados a atividades de diferentes setores da sociedade (indústria, comércio, agricultura etc.), considerando os mecanismos de conservação da biodiversidade e o desenvolvimento de práticas sustentáveis.
|
Estudo de Caso: O Eucalipto na Região
|
|
(EM13CNT204)
(Ensino Médio)
Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais.
|
Lançamento de Foguete de Garrafa
|
|
(EM13CNT205)
(Ensino Médio)
Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza.
|
Previsão do Tempo do Agricultor vs. Ciência
|
|
(EM13CNT206)
(Ensino Médio)
Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
|
Projeto de Corredor Ecológico
|
|
(EM13CNT207)
(Ensino Médio)
Identificar, analisar e discutir as vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas.
|
Cine-Debate: Juventude do Campo
|
|
(EM13CNT208)
(Ensino Médio)
Aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão e diferentes formas de interação com a natureza.
|
Linha do Tempo: O Homem e a Caatinga
|
|
(EM13CNT209)
(Ensino Médio)
Analisar a evolução dos modelos sobre a constituição da matéria e as contribuições da ciência e da tecnologia para o seu desenvolvimento, aplicando-os para explicar fenômenos do cotidiano.
|
Da Lenha ao Carvão
|
| UNIDADE TEMÁTICA / COMPETÊNCIA: Competência específica 3Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). | |
|
(EM13CNT301)
(Ensino Médio)
Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
|
A Pergunta da Horta
|
|
(EM13CNT302)
(Ensino Médio)
Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações.
|
Seminário 'Nossa Pesquisa em Ação'
|
|
(EM13CNT303)
(Ensino Médio)
Interpretar e avaliar o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na área da saúde.
|
Agente de Saúde Digital
|
|
(EM13CNT304)
(Ensino Médio)
Analisar e debater o papel do conhecimento científico e tecnológico no desenvolvimento de práticas de produção, em diferentes épocas, e seus impactos socioambientais.
|
A Evolução do Arado
|
|
(EM13CNT305)
(Ensino Médio)
Investigar e analisar as características de sistemas de segurança (como os de veículos, de elevadores e de brinquedos de parques de diversões), com base nas leis de Newton.
|
Segurança no Trator
|
|
(EM13CNT306)
(Ensino Médio)
Analisar a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
|
Debate: Transgênicos na nossa mesa?
|
|
(EM13CNT307)
(Ensino Médio)
Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações e/ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.
|
Qual a melhor Cerca?
|
|
(EM13CNT308)
(Ensino Médio)
Investigar e analisar o funcionamento de equipamentos elétricos e/ou eletrônicos e sistemas de automação para compreender as tecnologias presentes no cotidiano.
|
A Bomba d'Água Elétrica
|
|
(EM13CNT309)
(Ensino Médio)
Analisar a necessidade de diferentes tipos de lentes e espelhos para correção de defeitos da visão e as tecnologias envolvidas na produção de diferentes instrumentos ópticos.
|
Microscópio de Gota d'Água
|
|
(EM13CNT310)
(Ensino Médio)
Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e seus impactos socioambientais, com vistas à proposição de alternativas para a ampliação da qualidade de vida, da segurança e do desenvolvimento socioeconômico das populações locais.
|
Estudo de Caso: A Estrada que Chegou
|