Observatório GEPEMDECC

Experiências e atividades práticas de Agroecologia, Educação Ambiental, Ciências da Natureza e outros componentes como enfrentamento crítico às assim chamadas 'habilidades' impostas pela BNCC

← Voltar para o Início

Práticas Pedagógicas na Perspectiva Multisseriada

A BNCC não é nosso foco de interesse, e é claro que lutamos por sua total substituição, mas até que isso aconteça, temos a obrigação de atender às suas imposições. Ainda assim, é possível direcionar a perspectiva das assim chamadas habilidades em uma direção que atenda aos interesses de nossas comunidades, sobretudo quando pensadas em uma perspectiva conectada à Agroecologia, Meio ambiente e Educação Ambiental, rumo a uma educação humanizada e emancipatória.

Habilidade / Ano ATIVIDADES EXEMPLO
UNIDADE TEMÁTICA / COMPETÊNCIA: Matéria e energia
(EF01CI01) (1º Ano)
Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Aqui seria interessante aproveitar a hora da alimentação para descrever o material usado na embalagem dos alimentos, comparar com frutas e alimentos feitos em casa. Noções de desperdício, produção de lixo doméstico, nutrição, riscos à saúde, custos, podem todos ser discutidos dentro dessa temática.
Thumb Caixa de Tesouros da Roça
(EF02CI01) (2º Ano)
Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
Thumb Detetives de Ferramentas
(EF02CI02) (2º Ano)
Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
Thumb Oficina de Brinquedos da Roça
(EF02CI03) (2º Ano)
Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).
Thumb Mapa de Riscos do Sítio
(EF03CI01) (3º Ano)
Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
Thumb Orquestra da Roça
(EF03CI02) (3º Ano)
Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes, translúcidos e opacos.
Thumb Janela de Descobertas
(EF04CI01) (4º Ano)
Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Thumb Cozinha como Laboratório
(EF04CI02) (4º Ano)
Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
Thumb O Ciclo do Doce de Fruta
(EF04CI03) (4º Ano)
Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
Thumb Tem volta ou não tem?
(EF05CI01) (5º Ano)
Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
Thumb O Pote Mágico e a Bússola Caseira
(EF05CI02) (5º Ano)
Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais.
Thumb Maquete do Ciclo da Água
(EF05CI03) (5º Ano)
Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas construtivos e os materiais utilizados (madeira, cimento, tijolos etc.) devem ser escolhidos de acordo com as características climáticas e culturais do local.
Thumb A Casa Certa para o Lugar Certo
(EF05CI04) (5º Ano)
Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas de consumo consciente.
Thumb Auditoria da Água na Escola
(EF05CI05) (5º Ano)
Reconhecer que o consumo excessivo de alguns materiais pode levar ao esgotamento de recursos naturais e propor formas de descarte que permitam o máximo reaproveitamento.
Thumb Oficina dos 3 Rs na Roça
(EF06CI01) (6º Ano)
Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
Thumb Misturas da Nossa Cozinha
(EF06CI02) (6º Ano)
Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mudança de cor, formação de gases, alteração de temperatura etc.).
Thumb O Fermento e o Fogo
(EF06CI03) (6º Ano)
Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais.
Thumb Limpando a Água do Barreiro
(EF06CI04) (6º Ano)
Associar a separação de misturas homogêneas à produção de substâncias simples e compostas e compreender a importância da purificação de misturas para a saúde.
Thumb Fazendo Açúcar Mascavo (Garapa)
OBJETO DE CONHECIMENTO: Máquinas simples; Formas de propagação do calor; Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra; História dos combustíveis e das máquinas térmicas
EF07CI01 (7º Ano)
Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Tecnologias sociais e máquinas simples na agricultura familiar.
Thumb Máquinas Simples na Lida do Campo
EF07CI02 (7º Ano)
Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Transferência de calor: estufas, aquecimento solar e conforto térmico.
Thumb Termômetro Artesanal na Roça
EF07CI03 (7º Ano)
Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Eficiência energética e isolamento térmico em construções sustentáveis.
Thumb Teste de Condutores e Isolantes
EF07CI04 (7º Ano)
Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Termodinâmica e vida: adaptações dos seres vivos à temperatura.
Thumb Estudo de Estufas para Mudas
EF07CI05 (7º Ano)
Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: História da energia: uso de combustíveis fósseis vs. renováveis e impactos ambientais.
Thumb Debate sobre Combustíveis
EF07CI06 (7º Ano)
Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Impactos da tecnologia na sociedade e no ambiente.
Thumb Tecnologia no Campo: Ontem e Hoje
(EF08CI01) (8º Ano)
Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
Thumb Inventário Energético da Comunidade
(EF08CI02) (8º Ano)
Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
Thumb Como funciona a lanterna?
(EF08CI03) (8º Ano)
Classificar equipamentos elétricos residenciais de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e de movimento).
Thumb Os Transformadores de Energia em Casa
(EF08CI04) (8º Ano)
Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para construir ações que visem o consumo consciente.
Thumb Os 'Vilões' da Conta de Luz
(EF08CI05) (8º Ano)
Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade e hábitos de consumo responsável.
Thumb Patrulha da Energia
(EF08CI06) (8º Ano)
Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é distribuída.
Thumb De Onde Vem a Nossa Luz?
(EF09CI01) (9º Ano)
Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
Thumb O Ciclo da Água na Roça
(EF09CI02) (9º Ano)
Comparar quantidades de reagentes e produtos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
Thumb Bolo: Uma Reação com Medida Certa
(EF09CI03) (9º Ano)
Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
Thumb Construindo Moléculas com Sementes
(EF09CI04) (9º Ano)
Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz.
Thumb Disco de Newton Solar
(EF09CI05) (9º Ano)
Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.
Thumb A Rádio Comunitária
(EF09CI06) (9º Ano)
Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em diferentes contextos.
Thumb O Espectro no Dia a Dia
(EF09CI07) (9º Ano)
Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica e no tratamento de doenças.
Thumb A Tecnologia que Ajuda a Roça
UNIDADE TEMÁTICA / COMPETÊNCIA: Vida e evolução
(EF01CI02) (1º Ano)
Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
Thumb Espantalho Anatômico
(EF01CI03) (1º Ano)
Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
Thumb Teatro da Saúde
(EF01CI04) (1º Ano)
Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Diversidade x Monocultura, também na nossa vida em sociedade. Como o silenciamento dos povos originários e tradicionais atende aos interesses da camada dominante da sociedade.
Thumb Autorretrato com Elementos da Natureza
(EF02CI04) (2º Ano)
Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
Thumb O Caminho da Água no Sítio
(EF02CI05) (2º Ano)
Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.
Thumb O que a Nossa Horta Precisa?
(EF02CI06) (2º Ano)
Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
Thumb Anatomia da Mandioca (ou outra cultura)
(EF03CI03) (3º Ano)
Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em que se vive.
Thumb Sons e Luzes do Campo
(EF03CI04) (3º Ano)
Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
Thumb Diário do Bicho
(EF03CI05) (3º Ano)
Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento até a idade adulta nos diferentes animais.
Thumb Linha do Tempo Animal
(EF03CI06) (3º Ano)
Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
Thumb Detetives de Animais
(EF04CI04) (4º Ano)
Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
Thumb A Teia da Vida na Roça
(EF04CI06) (4º Ano)
Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
Thumb A Magia da Composteira
(EF04CI07) (4º Ano)
Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
Thumb O Fermento Mágico
(EF04CI08) (4º Ano)
Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
Thumb Para onde vai o esgoto da escola?
Thumb Guardiões da Água Limpa
Thumb A Bacia de Evapotranspiração (BET)
(EF05CI06) (5º Ano)
Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
Thumb Erosão na Garrafa PET
(EF05CI07) (5º Ano)
Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos tóxicos.
Thumb O Jogo da Nutrição
(EF05CI08) (5º Ano)
Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
Thumb O Prato Forte da Roça
(EF05CI09) (5º Ano)
Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Thumb Roda de Conversa: Comida de Verdade
(EF06CI05) (6º Ano)
Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
Thumb A Célula-Planta
(EF06CI06) (6º Ano)
Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos, que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
Thumb Do Grão à Planta de Milho
(EF06CI07) (6º Ano)
Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
Thumb Jogo dos Comandos e Reações
(EF06CI08) (6º Ano)
Explicar a importância da visão na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
Thumb Construindo uma Câmera Escura
(EF06CI09) (6º Ano)
Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.
Thumb Analisando o Movimento da Galinha
(EF06CI10) (6º Ano)
Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
Thumb Roda de Conversa: Cuidando da Mente
OBJETO DE CONHECIMENTO: Diversidade de ecossistemas; Fenômenos naturais e impactos ambientais; Programas e indicadores de saúde pública
EF07CI07 (7º Ano)
Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Biomas brasileiros: caracterização e importância da conservação.
Thumb Inventário da Biodiversidade Local
EF07CI08 (7º Ano)
Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Impactos ambientais e extinção de espécies: conservação da biodiversidade.
Thumb Análise de Impactos na Comunidade
EF07CI09 (7º Ano)
Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Saúde pública e indicadores de saúde: relação com o ambiente.
Thumb Indicadores de Saúde na Comunidade
EF07CI10 (7º Ano)
Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Saúde pública: importância da vacinação e prevenção de doenças.
Thumb Roda de Conversa sobre Vacinação
EF07CI11 (7º Ano)
Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Tecnologia e qualidade de vida.
Thumb Linha do Tempo da Tecnologia no Campo
(EF08CI07) (8º Ano)
Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Thumb Reprodução na Roça
(EF08CI08) (8º Ano)
Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
Thumb Roda de Conversa sobre Crescimento
(EF08CI09) (8º Ano)
Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado.
Thumb Painel Informativo (com apoio profissional)
(EF08CI10) (8º Ano)
Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas IST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
Thumb Criando um Folheto de Alerta
(EF08CI11) (8º Ano)
Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
Thumb Analisando 'Causos' e Cantigas
(EF09CI08) (9º Ano)
Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
Thumb O Milho Crioulo da Vovó
(EF09CI09) (9º Ano)
Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade, considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características.
Thumb A Genética do Milho
(EF09CI10) (9º Ano)
Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos.
Thumb Debate: Girafas e o Pescoço Comprido
(EF09CI11) (9º Ano)
Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
Thumb O Besouro e o Predador
(EF09CI12) (9º Ano)
Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.
Thumb Mapa das Áreas Protegidas
(EF09CI13) (9º Ano)
Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade.
Thumb Mutirão de Diagnóstico Ambiental
UNIDADE TEMÁTICA / COMPETÊNCIA: Terra e Universo
(EF01CI05) (1º Ano)
Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Seria interessante pensar na diferença entre o tempo da Natureza e o tempo dos seres humanos em sociedade.
O quanto a vida em sociedade, nos moldes do capitalismo moderno mudou nossa relação com a natureza, nossas urgências, interesses, e disponibilidades diante das obrigações e desejos?
Thumb Diário do Tempo da Roça
(EF01CI06) (1º Ano)
Selecionar e aplicar métodos de investigação para responder a questões sobre os ritmos cotidianos de luz e escuro, claro e escuro, calor e frio etc.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Como a iluminação artificial dos centros urbanos muda e afeta os animais silvestres e nossa própria condição biológica na antagonia do tempo desperto e tempo de descanso?
Thumb O Caminho da Sombra
(EF02CI07) (2º Ano)
Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
Thumb Detetives da Sombra
(EF02CI08) (2º Ano)
Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
Thumb Qual Chão Esquenta Mais?
(EF03CI07) (3º Ano)
Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta.
Thumb O Planeta Horta
(EF03CI08) (3º Ano)
Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
Thumb Caderno de Anotações do Céu
(EF03CI09) (3º Ano)
Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.
Thumb As Cores e Cheiros da Nossa Terra
(EF03CI10) (3º Ano)
Identificar os diferentes usos do solo (plantação, extração de minerais, etc.), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
Thumb Mapa Produtivo do Nosso Lugar
Thumb A importância da Cobertura do solo nas áreas de cultivo
(EF04CI05) (4º Ano)
Descrever e associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra e seus períodos de variação (fases da Lua, dia e noite, estações do ano).
Thumb O Calendário do Agricultor
(EF05CI10) (5º Ano)
Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos, e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
Thumb Mapa do Céu Sertanejo
(EF05CI11) (5º Ano)
Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
Thumb Dança do Sol e da Terra
(EF05CI12) (5º Ano)
Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
Thumb Mandala Lunar
(EF05CI13) (5º Ano)
Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (câmeras fotográficas).
Thumb Oficina de Invenções
(EF06CI11) (6º Ano)
Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
Thumb Abacate-Terra
(EF06CI12) (6º Ano)
Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
Thumb Caça-Fósseis no Riacho
(EF06CI13) (6º Ano)
Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
Thumb Analisando Evidências
(EF06CI14) (6º Ano)
Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
Thumb O Relógio de Sol da Escola
OBJETO DE CONHECIMENTO: Composição do ar; Efeito estufa; Camada de ozônio; Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis); Placas tectônicas e deriva continental
EF07CI12 (7º Ano)
Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Qualidade do ar e poluição atmosférica.
Thumb Experimento da Vela e o Oxigênio
EF07CI13 (7º Ano)
Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Mudanças climáticas: efeito estufa, aquecimento global e ações mitigadoras.
Thumb Miniestufa e o Efeito Estufa
EF07CI14 (7º Ano)
Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Preservação da camada de ozônio.
Thumb Camada de Ozônio e a Lavoura
EF07CI15 (7º Ano)
Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: Dinâmica interna da Terra: placas tectônicas e fenômenos geológicos.
Thumb Mapa de Fenômenos Locais
EF07CI16 (7º Ano)
Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente: História geológica da Terra e deriva continental.
Thumb Quebra-Cabeça de Pangeia
(EF08CI12) (8º Ano)
Justificar, por meio de modelos, a correção de algumas ideias sobre a organização do Sistema Solar.
Thumb Sistema Solar no Terreiro
(EF08CI13) (8º Ano)
Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos.
Thumb As Estações e a Laranja Inclinada
(EF08CI14) (8º Ano)
Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual da superfície da Terra.
Thumb O Saber do Vento e da Chuva
(EF08CI15) (8º Ano)
Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais os dados meteorológicos possam ser úteis.
Thumb Estação Meteorológica da Roça
(EF08CI16) (8º Ano)
Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais, provocadas pela intervenção humana.
Thumb Projeto 'Salvem a Nascente'
(EF09CI14) (9º Ano)
Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores).
Thumb Mural do Universo
(EF09CI15) (9º Ano)
Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar com as necessidades de distintas culturas.
Thumb O Céu dos Antigos e o Céu da Ciência
(EF09CI16) (9º Ano)
Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra.
Thumb Horta em Marte
(EF09CI17) (9º Ano)
Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) com base no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões.
Thumb A Vida do Sol