Práticas Pedagógicas na Perspectiva Multisseriada
A BNCC não é nosso foco de interesse, e é claro que lutamos por sua total substituição, mas até que isso aconteça, temos a obrigação de atender às suas imposições. Ainda assim, é possível direcionar a perspectiva das assim chamadas habilidades em uma direção que atenda aos interesses de nossas comunidades, sobretudo quando pensadas em uma perspectiva conectada à Agroecologia, Meio ambiente e Educação Ambiental, rumo a uma educação humanizada e emancipatória.
| Habilidade / Ano | ATIVIDADES EXEMPLO |
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| UNIDADE TEMÁTICA / COMPETÊNCIA: Matéria e energia | |
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(EF01CI01)
(1º Ano)
Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Aqui seria interessante aproveitar a hora da alimentação para descrever o material usado na embalagem dos alimentos, comparar com frutas e alimentos feitos em casa. Noções de desperdício, produção de lixo doméstico, nutrição, riscos à saúde, custos, podem todos ser discutidos dentro dessa temática.
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Caixa de Tesouros da Roça
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(EF02CI01)
(2º Ano)
Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
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Detetives de Ferramentas
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(EF02CI02)
(2º Ano)
Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
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Oficina de Brinquedos da Roça
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(EF02CI03)
(2º Ano)
Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).
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Mapa de Riscos do Sítio
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(EF03CI01)
(3º Ano)
Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
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Orquestra da Roça
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(EF03CI02)
(3º Ano)
Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes, translúcidos e opacos.
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Janela de Descobertas
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(EF04CI01)
(4º Ano)
Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
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Cozinha como Laboratório
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(EF04CI02)
(4º Ano)
Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
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O Ciclo do Doce de Fruta
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(EF04CI03)
(4º Ano)
Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
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Tem volta ou não tem?
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(EF05CI01)
(5º Ano)
Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
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O Pote Mágico e a Bússola Caseira
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(EF05CI02)
(5º Ano)
Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais.
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Maquete do Ciclo da Água
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(EF05CI03)
(5º Ano)
Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas construtivos e os materiais utilizados (madeira, cimento, tijolos etc.) devem ser escolhidos de acordo com as características climáticas e culturais do local.
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A Casa Certa para o Lugar Certo
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(EF05CI04)
(5º Ano)
Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas de consumo consciente.
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Auditoria da Água na Escola
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(EF05CI05)
(5º Ano)
Reconhecer que o consumo excessivo de alguns materiais pode levar ao esgotamento de recursos naturais e propor formas de descarte que permitam o máximo reaproveitamento.
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Oficina dos 3 Rs na Roça
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(EF06CI01)
(6º Ano)
Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
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Misturas da Nossa Cozinha
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(EF06CI02)
(6º Ano)
Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mudança de cor, formação de gases, alteração de temperatura etc.).
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O Fermento e o Fogo
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(EF06CI03)
(6º Ano)
Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais.
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Limpando a Água do Barreiro
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(EF06CI04)
(6º Ano)
Associar a separação de misturas homogêneas à produção de substâncias simples e compostas e compreender a importância da purificação de misturas para a saúde.
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Fazendo Açúcar Mascavo (Garapa)
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| OBJETO DE CONHECIMENTO: Máquinas simples; Formas de propagação do calor; Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra; História dos combustíveis e das máquinas térmicas | |
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EF07CI01
(7º Ano)
Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Tecnologias sociais e máquinas simples na agricultura familiar.
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Máquinas Simples na Lida do Campo
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EF07CI02
(7º Ano)
Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Transferência de calor: estufas, aquecimento solar e conforto térmico.
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Termômetro Artesanal na Roça
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EF07CI03
(7º Ano)
Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Eficiência energética e isolamento térmico em construções sustentáveis.
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Teste de Condutores e Isolantes
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EF07CI04
(7º Ano)
Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Termodinâmica e vida: adaptações dos seres vivos à temperatura.
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Estudo de Estufas para Mudas
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EF07CI05
(7º Ano)
Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
História da energia: uso de combustíveis fósseis vs. renováveis e impactos ambientais.
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Debate sobre Combustíveis
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EF07CI06
(7º Ano)
Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Impactos da tecnologia na sociedade e no ambiente.
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Tecnologia no Campo: Ontem e Hoje
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(EF08CI01)
(8º Ano)
Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
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Inventário Energético da Comunidade
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(EF08CI02)
(8º Ano)
Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
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Como funciona a lanterna?
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(EF08CI03)
(8º Ano)
Classificar equipamentos elétricos residenciais de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e de movimento).
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Os Transformadores de Energia em Casa
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(EF08CI04)
(8º Ano)
Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para construir ações que visem o consumo consciente.
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Os 'Vilões' da Conta de Luz
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(EF08CI05)
(8º Ano)
Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade e hábitos de consumo responsável.
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Patrulha da Energia
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(EF08CI06)
(8º Ano)
Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é distribuída.
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De Onde Vem a Nossa Luz?
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(EF09CI01)
(9º Ano)
Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
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O Ciclo da Água na Roça
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(EF09CI02)
(9º Ano)
Comparar quantidades de reagentes e produtos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
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Bolo: Uma Reação com Medida Certa
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(EF09CI03)
(9º Ano)
Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
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Construindo Moléculas com Sementes
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(EF09CI04)
(9º Ano)
Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz.
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Disco de Newton Solar
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(EF09CI05)
(9º Ano)
Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.
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A Rádio Comunitária
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(EF09CI06)
(9º Ano)
Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em diferentes contextos.
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O Espectro no Dia a Dia
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(EF09CI07)
(9º Ano)
Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica e no tratamento de doenças.
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A Tecnologia que Ajuda a Roça
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| UNIDADE TEMÁTICA / COMPETÊNCIA: Vida e evolução | |
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(EF01CI02)
(1º Ano)
Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
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Espantalho Anatômico
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(EF01CI03)
(1º Ano)
Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
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Teatro da Saúde
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(EF01CI04)
(1º Ano)
Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Diversidade x Monocultura, também na nossa vida em sociedade. Como o silenciamento dos povos originários e tradicionais atende aos interesses da camada dominante da sociedade.
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Autorretrato com Elementos da Natureza
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(EF02CI04)
(2º Ano)
Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
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O Caminho da Água no Sítio
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(EF02CI05)
(2º Ano)
Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.
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O que a Nossa Horta Precisa?
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(EF02CI06)
(2º Ano)
Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
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Anatomia da Mandioca (ou outra cultura)
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(EF03CI03)
(3º Ano)
Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em que se vive.
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Sons e Luzes do Campo
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(EF03CI04)
(3º Ano)
Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
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Diário do Bicho
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(EF03CI05)
(3º Ano)
Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento até a idade adulta nos diferentes animais.
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Linha do Tempo Animal
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(EF03CI06)
(3º Ano)
Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
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Detetives de Animais
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(EF04CI04)
(4º Ano)
Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
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A Teia da Vida na Roça
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(EF04CI06)
(4º Ano)
Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
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A Magia da Composteira
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(EF04CI07)
(4º Ano)
Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
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O Fermento Mágico
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(EF04CI08)
(4º Ano)
Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
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Para onde vai o esgoto da escola?
Guardiões da Água Limpa
A Bacia de Evapotranspiração (BET)
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(EF05CI06)
(5º Ano)
Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
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Erosão na Garrafa PET
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(EF05CI07)
(5º Ano)
Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos tóxicos.
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O Jogo da Nutrição
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(EF05CI08)
(5º Ano)
Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
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O Prato Forte da Roça
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(EF05CI09)
(5º Ano)
Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
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Roda de Conversa: Comida de Verdade
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(EF06CI05)
(6º Ano)
Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
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A Célula-Planta
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(EF06CI06)
(6º Ano)
Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos, que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
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Do Grão à Planta de Milho
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(EF06CI07)
(6º Ano)
Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
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Jogo dos Comandos e Reações
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(EF06CI08)
(6º Ano)
Explicar a importância da visão na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
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Construindo uma Câmera Escura
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(EF06CI09)
(6º Ano)
Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.
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Analisando o Movimento da Galinha
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(EF06CI10)
(6º Ano)
Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
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Roda de Conversa: Cuidando da Mente
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| OBJETO DE CONHECIMENTO: Diversidade de ecossistemas; Fenômenos naturais e impactos ambientais; Programas e indicadores de saúde pública | |
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EF07CI07
(7º Ano)
Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Biomas brasileiros: caracterização e importância da conservação.
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Inventário da Biodiversidade Local
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EF07CI08
(7º Ano)
Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Impactos ambientais e extinção de espécies: conservação da biodiversidade.
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Análise de Impactos na Comunidade
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EF07CI09
(7º Ano)
Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Saúde pública e indicadores de saúde: relação com o ambiente.
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Indicadores de Saúde na Comunidade
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EF07CI10
(7º Ano)
Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Saúde pública: importância da vacinação e prevenção de doenças.
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Roda de Conversa sobre Vacinação
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EF07CI11
(7º Ano)
Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Tecnologia e qualidade de vida.
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Linha do Tempo da Tecnologia no Campo
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(EF08CI07)
(8º Ano)
Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
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Reprodução na Roça
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(EF08CI08)
(8º Ano)
Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
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Roda de Conversa sobre Crescimento
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(EF08CI09)
(8º Ano)
Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado.
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Painel Informativo (com apoio profissional)
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(EF08CI10)
(8º Ano)
Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas IST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
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Criando um Folheto de Alerta
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(EF08CI11)
(8º Ano)
Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
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Analisando 'Causos' e Cantigas
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(EF09CI08)
(9º Ano)
Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
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O Milho Crioulo da Vovó
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(EF09CI09)
(9º Ano)
Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade, considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características.
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A Genética do Milho
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(EF09CI10)
(9º Ano)
Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos.
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Debate: Girafas e o Pescoço Comprido
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(EF09CI11)
(9º Ano)
Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
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O Besouro e o Predador
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(EF09CI12)
(9º Ano)
Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.
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Mapa das Áreas Protegidas
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(EF09CI13)
(9º Ano)
Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade.
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Mutirão de Diagnóstico Ambiental
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| UNIDADE TEMÁTICA / COMPETÊNCIA: Terra e Universo | |
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(EF01CI05)
(1º Ano)
Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Seria interessante pensar na diferença entre o tempo da Natureza e o tempo dos seres humanos em sociedade.
O quanto a vida em sociedade, nos moldes do capitalismo moderno mudou nossa relação com a natureza, nossas urgências, interesses, e disponibilidades diante das obrigações e desejos? |
Diário do Tempo da Roça
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(EF01CI06)
(1º Ano)
Selecionar e aplicar métodos de investigação para responder a questões sobre os ritmos cotidianos de luz e escuro, claro e escuro, calor e frio etc.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Como a iluminação artificial dos centros urbanos muda e afeta os animais silvestres e nossa própria condição biológica na antagonia do tempo desperto e tempo de descanso?
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O Caminho da Sombra
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(EF02CI07)
(2º Ano)
Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
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Detetives da Sombra
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(EF02CI08)
(2º Ano)
Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
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Qual Chão Esquenta Mais?
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(EF03CI07)
(3º Ano)
Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta.
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O Planeta Horta
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(EF03CI08)
(3º Ano)
Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
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Caderno de Anotações do Céu
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(EF03CI09)
(3º Ano)
Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.
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As Cores e Cheiros da Nossa Terra
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(EF03CI10)
(3º Ano)
Identificar os diferentes usos do solo (plantação, extração de minerais, etc.), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
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Mapa Produtivo do Nosso Lugar
A importância da Cobertura do solo nas áreas de cultivo
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(EF04CI05)
(4º Ano)
Descrever e associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra e seus períodos de variação (fases da Lua, dia e noite, estações do ano).
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O Calendário do Agricultor
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(EF05CI10)
(5º Ano)
Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos, e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
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Mapa do Céu Sertanejo
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(EF05CI11)
(5º Ano)
Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
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Dança do Sol e da Terra
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(EF05CI12)
(5º Ano)
Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
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Mandala Lunar
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(EF05CI13)
(5º Ano)
Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (câmeras fotográficas).
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Oficina de Invenções
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(EF06CI11)
(6º Ano)
Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
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Abacate-Terra
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(EF06CI12)
(6º Ano)
Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
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Caça-Fósseis no Riacho
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(EF06CI13)
(6º Ano)
Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
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Analisando Evidências
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(EF06CI14)
(6º Ano)
Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
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O Relógio de Sol da Escola
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| OBJETO DE CONHECIMENTO: Composição do ar; Efeito estufa; Camada de ozônio; Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis); Placas tectônicas e deriva continental | |
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EF07CI12
(7º Ano)
Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Qualidade do ar e poluição atmosférica.
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Experimento da Vela e o Oxigênio
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EF07CI13
(7º Ano)
Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Mudanças climáticas: efeito estufa, aquecimento global e ações mitigadoras.
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Miniestufa e o Efeito Estufa
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EF07CI14
(7º Ano)
Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Preservação da camada de ozônio.
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Camada de Ozônio e a Lavoura
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EF07CI15
(7º Ano)
Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
Dinâmica interna da Terra: placas tectônicas e fenômenos geológicos.
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Mapa de Fenômenos Locais
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EF07CI16
(7º Ano)
Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
Conexão com Agroecologia, Educação Ambiental e Meio Ambiente:
História geológica da Terra e deriva continental.
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Quebra-Cabeça de Pangeia
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(EF08CI12)
(8º Ano)
Justificar, por meio de modelos, a correção de algumas ideias sobre a organização do Sistema Solar.
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Sistema Solar no Terreiro
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(EF08CI13)
(8º Ano)
Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos.
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As Estações e a Laranja Inclinada
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(EF08CI14)
(8º Ano)
Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual da superfície da Terra.
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O Saber do Vento e da Chuva
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(EF08CI15)
(8º Ano)
Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais os dados meteorológicos possam ser úteis.
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Estação Meteorológica da Roça
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(EF08CI16)
(8º Ano)
Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais, provocadas pela intervenção humana.
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Projeto 'Salvem a Nascente'
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(EF09CI14)
(9º Ano)
Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores).
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Mural do Universo
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(EF09CI15)
(9º Ano)
Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar com as necessidades de distintas culturas.
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O Céu dos Antigos e o Céu da Ciência
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(EF09CI16)
(9º Ano)
Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra.
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Horta em Marte
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(EF09CI17)
(9º Ano)
Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) com base no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões.
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A Vida do Sol
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