Obras em Destaque
Conheça os livros e publicações que fazem parte do nosso evento.
Clique aqui para submeter seu livroADIVINHA... meu crespinho de Rainha!
Cláudia Batista da Silva
Cultura Editorial - 2025
Adivinha… Meu Crespinho de Rainha é um livro encantador voltado para crianças de 6 meses a 6 anos, que utiliza a delicadeza da literatura infantil para promover a autoestima e a valorização da identidade. A obra celebra a beleza da criança negra, dos cabelos crespos e também da criança gordinha, mostrando que cada corpo, cada traço e cada cabelo carrega sua própria realeza. Com linguagem poética e imagens afetuosas, o livro ensina às crianças, desde cedo, o orgulho de ser quem são.
DIRETRIZES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO – DMEC: Orientações para uma Construção ou (re) Elaboração Possível
Antoniclebio Cavalcante Eça, Arlete Ramos dos Santos, Vilma Áurea Rodrigues
Edições UESB - 2025
Com objetivo de orientar à construção ou (re)elaboração das Diretrizes Municipais da Educação do Campo em cada sistema ou rede de ensino dos municípios pertencentes aos Territórios de Identidades da Bahia, o livro traz possíveis orientações com fundamentações legais e normativas, além de um conjunto de princípios e procedimentos envolvendo eixos estruturantes que direcionam a produção do documento das DMEC. Para tal, o Livro foi dividido em cinco capítulos, onde expõe os principais conceitos, relacionando-os com as temáticas e abordagens teórico-metodológicas aos quais possibilitam explorar a realidade social local e cada unidade escolar do campo existente no âmbito dos municípios.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA E AUTOGESTÃO COMUNITÁRIA: possibilidades para Projetos de Assentamentos Agroextrativistas
Luís Geraldo Leão Guimarães
CRV - 2023
Fruto do estudo do doutoramento no PPGEduC/Uneb, o livro é uma versão da tese e está estruturado em cinco capítulos mais as considerações finais. Aborda as contribuições da Educação Ambiental Transformadora para a sustentabilidade de Comunidade Quilombola com ênfase na autogestão e no trabalho associado utilizando metodologias participativas com pesquisa-ação-participante.
Educação do Campo e Resistência Contra-Hegemônica na América Latina
(Org) Arlete Ramos dos Santos; Ana Elisa Antunes de Oliveira; Euza Souza Sampaio Silva; Valéria Prazeres dos Santos
Nova Terra Editora - 2025
A Educação do Campo surgiu das lutas dos movimentos sociais camponeses pela garantia de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos, em oposição ao capitalismo agrário que se utiliza do poder econômico, político, intelectual e social para impor suas ideologias a serviço do capital.
Esta obra aborda a Educação do Campo no Brasil e na América Latina como um processo de resistência contra-hegemônica, reúne 21 artigos de potentes pesquisadores, engajados em estudos sobre a temática, com o objetivo de promover reflexões sobre a Educação do Campo como uma ferramenta de formação, emancipação humana e transformação social, apresentando experiências políticas e pedagógicas vivenciadas no cenário educacional brasileiro e latino-americano.
Formação, currículo e políticas públicas: rumo à práxis pedagógica
(org) Arlete Ramos dos Santos, Berta Leni Costa Cardoso, Cláudio Pinto Nunes , Ricardo Alexandre Castro
Nova-Terra - 2025
Formação, currículo e políticas públicas: rumo à práxis pedagógica reúne reflexões fundamentais sobre os desafios e possibilidades da educação na contemporaneidade. A partir de uma abordagem crítica, os autores analisam questões que vão desde o financiamento da educação superior até a formação de professores, a construção de currículos inclusivos e contextualizados, violência contra a mulher, representações do Nordeste e práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os capítulos exploram questões urgentes, como a desigualdade regional, a efetividade de políticas públicas e a necessidade de uma educação humanista e libertadora, inspirada em pensadores como Paulo Freire e Carl Rogers. A partir de diferentes perspectivas, os autores analisam como as políticas públicas moldam o ensino e a aprendizagem, destacando a importância da práxis pedagógica na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Gestão Democrática e a Construção do Projeto Político Pedagógico das Escolas do Campo
Edjaldo Vieira dos Santos e Arlete Ramos dos Santos
CRV - 2024
Este livro foi escrito com o objetivo de promover uma reflexão acerca do papel do gestor escolar como mediador e articulador no processo de (re)elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico para as escolas localizadas no campo ou na cidade que atendem alunos do campo, na perspectiva da gestão democrática e fundamentado nos princípios pedagógicos da Educação do Campo. O processo de (re)elaboração do Projeto Político Pedagógico é coletivo e o gestor escolar tem papel fundamental no processo de sua construção no sentido de criar condições objetivas e estratégias mobilizadoras para envolver os professores, coordenadores, alunos, funcionários, pais e comunidade local, em que esses atores possam assumir o protagonismo no planejamento e desenvolvimento das ações administrativa, pedagógica, financeira e dos resultados educacionais da escola do campo. Em discussão, a importância de um Projeto Político Pedagógico que valorize a realidade da educação do campo, fortalecendo a luta por uma escola que seja do campo, pela terra, pelos valores sociais e culturais das mulheres, homens e crianças camponesas.
Editora: Editora CRV
ISBN:ISBN: 9786525167374
DOI:10.24824/978652516737.4
Ano de edição:2024
Número de páginas:238
Formato:16x23
Políticas Educacionais e Educação do Campo: das raízes às colheitas
Maísa Dias Brandão Souza, Edjaldo Vieira dos Santos, Hete Teixeira Leal, Arlete Ramos dos Santos
Nova Terra Editora - 2025
Políticas Educacionais e Educação do Campo: das raízes às colheitas'' te convida a uma jornada de descobertas e reflexões sobre a importância de aprender e ensinar em um ambiente rural, expõe como a escola pode ser um espaço de transformação social e cultural, promovendo a valorização da identidade rural e a construção de um futuro mais justo para todos, em que se celebra os saberes tradicionais e a importância de uma educação que valorize a identidade do campo.
PRÁTICAS FORMATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: frentes de trabalho no Formacampo
Arlete Ramos dos Santos; Jaqueline Braga Morais Cajaiba; Valéria Souza Brito Lima
Nova Terra Editora - 2024
Para que possamos chegar ao nível de termos uma escola do campo sem cercas e sem muros, que fortaleça o trabalho e os mutirões, que seja como a nossa casa e não como a casa alheia, nos ensinando a construir o futuro, sendo conduzida coletivamente (parafraseando a canção de Gilvan Santos).
Este livro vem reforçar e afirmar o quanto o Programa Formacampo tem impactado, positivamente, para a materialização da Educação do Campo nos Territórios de Identidade da Bahia. Agradeço a oportunidade e privilégio de constituir e de contribuir com este coletivo, e pelo carinho em ser convidado para prefaciar esta obra. Sigamos na luta...
Prof. Me. Antoniel dos Santos Peixoto.
SEARA DA INCLUSÃO
Autor(a) / Org.: Josleide Cristina D’Oliveira Mattos, Débora Alves Feitosa e Márcia Valeria Cozzani .
EDUFRB - 2024
A Seara da Inclusão é um guia de orientação didática, um produto técnico educacional comprometido com o processo de formação continuada para professores/as, busca clarificar a temática da Educação Especial e Inclusiva nas escolas do campo. Um trabalho de relevância educacional pautado nos princípios de justiça social e direitos humanos.