Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC)

Produções Acadêmicas

Filtrar por Tipo: Todos Livros Artigos Capítulos
Filtrar por Palavra-Chave (3+ ocorrências): Acesso à Escola (1) Agroecologia (4) Alienação (1) Aparelhos Privados De Hegemonia (1) Apresentação (1) Autonomia (1) Base Nacional Comum Curricular (2) Bncc (3) Classe Trabalhadora (1) Classes Multisseriadas (1) Comunidade Quilombola (1) Construções Biopolíticas Insurgentes (1) Contextos Escolares Multigrado (1) Contra Hegemonia (1) Covid-19 (2) Currículo (4) Currículo Escolar (1) Círculo De Cultura (2) Descentralização (1) Desenvolvimento Social (1) Deslocamento (1) Direito à Educação (1) Diretrizes (1) Diretrizes Municipais Da Educação Do Campo (2) Discriminação étnico-racial (1) Distorção Idade-série (1) Dmec (1) Educación (1) Educação (10) Educação Do Campo (1) Educação Básica (1) Educação De Jovens E Adultos (1) Educação Do Campo (36) Educação Do Campo; Escolas Famílias Agrícolas; Financiamento Público. (1) Educação Do Campo; Escolas Famílias Agrícolas; Pilares. (1) Educação Do/no Campo; Direitos; Luta; Marcos Legais. (1) Educação Em Tempo Integral (1) Educação Escolar Quilombola (1) Educação Física (1) Educação Infantil (1) Educação No/do Campo; Fechamento De Escolas; Pandemia. (1) Educação No/do Campo; Financiamento Público; Pedagogia Da Alternância. (1) Educação Popular (1) Educação Quilombola (2) Educação Rural (1) Educação Superior (1) Emancipação (3) Empresariamento Da Educação (1) Ensino (1) Ensino E Aprendizagem (1) Ensino Médio (2) Ensino Remoto (1) Escola (1) Escola Do Campo (2) Escola Família Agrícola (1) Escola Família Agrícola; Implementação; Políticas Públicas; Redução. (1) Escola Municipal (1) Escolas Do Campo (1) Escolas Do Campo (1) Escolas Do/no Campo (1) Exclusão Digital (1) Extensão E Comunicação (1) Formacampo (5) Formación Profesional (1) Formação Continuada (1) Formação De Educadores (2) Formação De Professores (2) Formação Docente (3) GeprÁxis (1) Gestão (2) Gestão Democrática (1) Impactos (1) Implicações E Contradições (1) Interação Campo/cidade (1) Interculturalidade (1) Interdisciplinaridade (1) Intervenção Neuropsicológica (1) Juventude (1) Língua Portuguesa (1) Memória Biocultural (1) Mercado De Trabalho (1) Movimento Negro (1) Movimentos Sociais (1) Movimentos Sociais (2) Pandemia (3) Pea (1) Pedagogia Da Alternância (1) Permacultura (1) Pesquisa (2) Planejamento De Ensino (1) Política (1) Política Educacional (1) Política Pública De Inclusão (1) Políticas Curriculares (1) Políticas Educacionais (8) Políticas Educacionais Neoliberais (1) Políticas Públicas (9) Políticas Públicas Educacionais (2) Ppp (1) Programa De Estudios (1) Projeto Político Pedagógico (4) Projeto Político-pedagógico (2) Projeto Territorial Camponês (1) Prática Docente (1) Prática Pedagógica (1) Práticas Educativas (1) Práticas Formativas (1) Práxis (1) Psicomotricidade (1) Quilombola (1) Racismo (1) Reconhecimento (1) Rede Estadual Da Bahia (1) Reformas Educacionais (1) Região Metropolitana De São Paulo (1) Relato De Experiência (1) Relações étnico-raciais (1) Religião (1) Roda De Conversa (2) Salas Multisseriadas (1) Sementes Crioulas (1) Sequências Didáticas (1) Sociolinguística (1) Tecnologias (1) Tecnologias Digitais Na Educação (1) Tecnologias Educacionais (1) Teorias Da Educação (1) Território (2) Trabalho Coletivo (1) Trabalho Docente (1) Trabalho Escolar (1) Trabalho Pedagógico (1) Transporte Escolar (1) Ufrb (1)
ARTIGO

Caminhos na formação continuada de professores/as do campo: ações do Programa Formacampo na Bahia

Ano: 2025 | Publicação: Revista Emancipação

Autores: Valéria Souza Lima Brito, Arlete Ramos dos Santos

Palavras-chave: Educação do Campo, Formacampo, Formação docente

Capa de Caminhos na formação continuada de professores/as do campo: ações do Programa Formacampo na Bahia
ARTIGO

POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS TEORIAS DA EDUCAÇÃO

Ano: 2025 | Publicação: REDUPA - Revista Educação em páginas

Autores: Vilma Áurea Rodrigues, Tatyanne Gomes Marques, Amanda Áurea Rodrigues

Palavras-chave: Diretrizes Municipais da Educação do Campo, Educação do campo, Formacampo, DMEC

ARTIGO-OUTROS

A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS DO CAMPO EM MUNICÍPIOS DA BAHIA: DADOS DO PROGRAMA FORMACAMPO 2024

Ano: 2024 | Publicação: XXVII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste – Reunião Científica Regional – ANPEd Nordeste (no prelo)

Autores: Fabiano Neves Silva, Ricardo Alexandre Castro, Arlete Ramos dos Santos

Palavras-chave: Educação do Campo, Políticas Públicas, Formacampo, Educação em Tempo Integral

LIVRO

PRÁTICAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: frentes de trabalho no Formacampo

Ano: 2024 | Publicação: Editora Nova Terra

Autores: Arlete Ramos dos Santos, Jaqueline Braga Morais Cajaíba, Valéria Souza Lima Brito

Palavras-chave: Educação do Campo, Formacampo, Práticas formativas, Práxis

Capa de PRÁTICAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: frentes de trabalho no Formacampo
ARTIGO

Políticas Educacionais: (re)elaboração das Diretrizes Municipais da Educação do Campo em municípios baianos dos Territórios de Identidade atendidos pelo Formacampo

Ano: 2023 | Publicação: Journal of RESEARCH and KNOWLEDGE SPREADING

Autores: Arlete Ramos dos Santos, Vilma Áurea Rodrigues, Maisa Rose Serra de Almeida

Palavras-chave: Educação do campo, Diretrizes Municipais da Educação do Campo, Formacampo