Produções Acadêmicas
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E BNCC NO CONTEXTO DE CRISE POLÍTICO-IDEOLÓGICA, ECONÔMICA E SOCIAL
Autores: Antoniclebio Cavalcante Eça, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: BNCC, Currículo escolar, Educação do campo, Implicações e contradições, Políticas educacionais
A POLÍTICA DO TRANSPORTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO CAMPO À ESCOLA
Autores: Bruna Figueiredo Eleutério, Tatyanne Gomes Marques
Palavras-chave: Política educacional, Educação do Campo, Transporte escolar, Acesso à escola
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO: CONQUISTA DO MOVIMENTO NEGRO
Autores: Auzineide Rosa Silva Pessoa, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: Políticas educacionais, educação escolar quilombola, movimento negro, política pública de inclusão
Financiamento público para Escolas Famílias Agrícolas da Bahia
Autores: Rebeca Bispo Oliveira; Tatyanne Gomes Marques
Palavras-chave: Educação do Campo; Escolas Famílias Agrícolas; Financiamento Público.
Implementação e Redução de Políticas Públicas na Escola Família Agrícola Mãe Jovina
Autores: Rebeca Bispo Oliveira; Tatyanne Gomes Marques
Palavras-chave: Escola Família Agrícola; Implementação; Políticas Públicas; Redução.
NENHUMA ESCOLA A MENOS: reflexões sobre o fechamento escolas do campo no Território de Identidade Costa do Descobrimento-BA
Autores: Geovani de Jesus Silva, Arlete Ramos dos Santos, Jaqueline Braga Morais Cajaiba
Palavras-chave: educação do campo, escolas do campo, movimentos sociais, políticas públicas educacionais
Agravantes do fechamento de escolas no/ do campo no Brasil e na Bahia durante o período pandêmico e pós-pandêmico
Autores: Rebeca Bispo Oliveira; Fabiano Neves Silva; Arlete Ramos dos Santos; Tatyanne Gomes Marques
Palavras-chave: Educação no/do Campo; Fechamento de Escolas; Pandemia.
NENHUMA ESCOLA A MENOS: reflexões sobre o fechamento escolas do campo no território de identidade Costa do Descobrimento-BA
Autores: Geovani de Jesus Silva, Arlete Ramos dos Santos, Jaqueline Braga Morais Cajaíba
Palavras-chave: educação do campo, escolas do campo, movimentos sociais, políticas públicas educacionais
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DO CAMPO
Autores: Ana Elisa Antunes de Oliveira, Terciana Vidal Moura
Palavras-chave: Educação do campo, Escola do campo, Projeto Político Pedagógico
Os pilares das Escolas Famílias Agrícolas
Autores: Rebeca Bispo Oliveira; Tatyanne Gomes Marques
Palavras-chave: Educação do Campo; Escolas Famílias Agrícolas; Pilares.
Projeto Político Pedagógico: autonomia e reconhecimento das escolas do/no campo em Sebastião das Laranjeiras/BA
Autores: Arlete Ramos dos Santos, Vilma Áurea Rodrigues, Deise Bastos Araújo
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico, Escolas do/no Campo, Reconhecimento
RODA DE CONVERSA E CÍRCULO DE CULTURA: INSTRUMENTOS COM POTENCIAL DE MOBILIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO
Autores: Ana Elisa Antunes de Oliveira
Palavras-chave: Círculo de Cultura, Roda de Conversa, Relato de Experiência, Escola do Campo
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI No 10.639/2003 NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DA BAHIA
Autores: Silvano da Conceição, Sara de Jesus Santos
Palavras-chave: Educação, Escola municipal, Relações étnico-raciais
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO JITAÚNA/BAHIA
Autores: Silvano da Conceição, Poliana Freitas Brito
Palavras-chave: Escola, Educação Básica, Educação do Campo, Educação Física