Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC)

Produções Acadêmicas

Filtrar por Tipo: Todos Livros Artigos Capítulos
Filtrar por Palavra-Chave (3+ ocorrências): Acesso à Escola (1) Agroecologia (4) Alienação (1) Aparelhos Privados De Hegemonia (1) Apresentação (1) Autonomia (1) Base Nacional Comum Curricular (2) Bncc (3) Classe Trabalhadora (1) Classes Multisseriadas (1) Comunidade Quilombola (1) Construções Biopolíticas Insurgentes (1) Contextos Escolares Multigrado (1) Contra Hegemonia (1) Covid-19 (2) Currículo (4) Currículo Escolar (1) Círculo De Cultura (2) Descentralização (1) Desenvolvimento Social (1) Deslocamento (1) Direito à Educação (1) Diretrizes (1) Diretrizes Municipais Da Educação Do Campo (2) Discriminação étnico-racial (1) Distorção Idade-série (1) Dmec (1) Educación (1) Educação (10) Educação Do Campo (1) Educação Básica (1) Educação De Jovens E Adultos (1) Educação Do Campo (36) Educação Do Campo; Escolas Famílias Agrícolas; Financiamento Público. (1) Educação Do Campo; Escolas Famílias Agrícolas; Pilares. (1) Educação Do/no Campo; Direitos; Luta; Marcos Legais. (1) Educação Em Tempo Integral (1) Educação Escolar Quilombola (1) Educação Física (1) Educação Infantil (1) Educação No/do Campo; Fechamento De Escolas; Pandemia. (1) Educação No/do Campo; Financiamento Público; Pedagogia Da Alternância. (1) Educação Popular (1) Educação Quilombola (2) Educação Rural (1) Educação Superior (1) Emancipação (3) Empresariamento Da Educação (1) Ensino (1) Ensino E Aprendizagem (1) Ensino Médio (2) Ensino Remoto (1) Escola (1) Escola Do Campo (2) Escola Família Agrícola (1) Escola Família Agrícola; Implementação; Políticas Públicas; Redução. (1) Escola Municipal (1) Escolas Do Campo (1) Escolas Do Campo (1) Escolas Do/no Campo (1) Exclusão Digital (1) Extensão E Comunicação (1) Formacampo (5) Formación Profesional (1) Formação Continuada (1) Formação De Educadores (2) Formação De Professores (2) Formação Docente (3) GeprÁxis (1) Gestão (2) Gestão Democrática (1) Impactos (1) Implicações E Contradições (1) Interação Campo/cidade (1) Interculturalidade (1) Interdisciplinaridade (1) Intervenção Neuropsicológica (1) Juventude (1) Língua Portuguesa (1) Memória Biocultural (1) Mercado De Trabalho (1) Movimento Negro (1) Movimentos Sociais (1) Movimentos Sociais (2) Pandemia (3) Pea (1) Pedagogia Da Alternância (1) Permacultura (1) Pesquisa (2) Planejamento De Ensino (1) Política (1) Política Educacional (1) Política Pública De Inclusão (1) Políticas Curriculares (1) Políticas Educacionais (8) Políticas Educacionais Neoliberais (1) Políticas Públicas (9) Políticas Públicas Educacionais (2) Ppp (1) Programa De Estudios (1) Projeto Político Pedagógico (4) Projeto Político-pedagógico (2) Projeto Territorial Camponês (1) Prática Docente (1) Prática Pedagógica (1) Práticas Educativas (1) Práticas Formativas (1) Práxis (1) Psicomotricidade (1) Quilombola (1) Racismo (1) Reconhecimento (1) Rede Estadual Da Bahia (1) Reformas Educacionais (1) Região Metropolitana De São Paulo (1) Relato De Experiência (1) Relações étnico-raciais (1) Religião (1) Roda De Conversa (2) Salas Multisseriadas (1) Sementes Crioulas (1) Sequências Didáticas (1) Sociolinguística (1) Tecnologias (1) Tecnologias Digitais Na Educação (1) Tecnologias Educacionais (1) Teorias Da Educação (1) Território (2) Trabalho Coletivo (1) Trabalho Docente (1) Trabalho Escolar (1) Trabalho Pedagógico (1) Transporte Escolar (1) Ufrb (1)
ARTIGO

Classes multisseriadas: os desafios do processo de ensino e aprendizagem

Ano: 2025 | Publicação: Revista Brasileira de Educação do Campo

Autores: Vilma Áurea Rodrigues, Silvano da Conceição

Palavras-chave: Classes Multisseriadas, Ensino e Aprendizagem, Educação do Campo

ARTIGO

EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ENSINO MÉDIO DE ALGUNS MUNICÍPIOS BAIANOS

Ano: 2024 | Publicação: Revista @rquivo Brasileiro de Educação

Autores: Vilma Áurea Rodrigues, Arlete Ramos dos Santos, Silvano da Conceição

Palavras-chave: Currículo, Educação do Campo, Ensino Médio

ARTIGO

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês

Ano: 2024 | Publicação: Revista @rquivo Brasileiro de Educação

Autores: Fábio Josué Souza dos Santos, Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Mônica Castagna Molina, Terciana Vidal Moura

Palavras-chave: Contra Hegemonia, Educação do Campo, Ensino Médio, Projeto Territorial Camponês

ARTIGO

Extensão e Comunicação: o diálogo necessário com a escola pública na semana pedagógica

Ano: 2024 | Publicação: Revista Focando a Extensão

Autores: Celi Nelza Zulke Taffarel, Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Arlete Ramos dos Santos, Edenice SantAna De Jesus

Palavras-chave: extensão e comunicação, trabalho pedagógico, planejamento de ensino

ARTIGO

O PORTUGUÊS É REALMENTE MUITO DIFÍCIL? DESMISTIFICANDO O CONCEITO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DAS TEORIAS SOCIOLINGUÍSTICAS

Ano: 2022 | Publicação: Educere et Educare, v. 17, n. 44, p. 106–122, 2022

Autores: Silvano da Conceição, Mirian Celestino dos Santos

Palavras-chave: Ensino, Língua Portuguesa, Sociolinguística

ARTIGO

Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana

Ano: 2021 | Publicação: Revista Plurais

Autores: Arlete Ramos dos Santos, Wesley Amaral Vieira, Queziane Martins da Cruz, Marizéte Silva Souza

Palavras-chave: Ensino remoto, Formação docente, Tecnologias educacionais, Pandemia, Covid-19