Produções Acadêmicas
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E BNCC NO CONTEXTO DE CRISE POLÍTICO-IDEOLÓGICA, ECONÔMICA E SOCIAL
Autores: Antoniclebio Cavalcante Eça, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: BNCC, Currículo escolar, Educação do campo, Implicações e contradições, Políticas educacionais
A POLÍTICA DO TRANSPORTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO CAMPO À ESCOLA
Autores: Bruna Figueiredo Eleutério, Tatyanne Gomes Marques
Palavras-chave: Política educacional, Educação do Campo, Transporte escolar, Acesso à escola
Desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas: trajetórias de resistências na educação do campo
Autores: Arlete Ramos dos Santos, Valéria Souza Lima Brito, Higro Souza Silva, Queziane Martins da Cruz
Palavras-chave: Políticas Educacionais, Educação do campo

Diálogos sobre políticas e práticas pedagógicas da educação do campo
Autores: Arlete Ramos dos Santos, Higro Souza Silva, Valéria Souza Lima Brito, Queziane Martins da Cruz
Palavras-chave: Políticas Educacionais, Educação do campo

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO: CONQUISTA DO MOVIMENTO NEGRO
Autores: Auzineide Rosa Silva Pessoa, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: Políticas educacionais, educação escolar quilombola, movimento negro, política pública de inclusão
LÓGICA GERENCIALISTA NA EDUCAÇÃO: NOTAS SOBRE APROVAÇÃO/PROMOÇÃO AUTOMÁTICA
Autores: Valéria Prazeres dos Santos, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: distorção idade-série, políticas educacionais neoliberais, rede estadual da Bahia
NENHUMA ESCOLA A MENOS: reflexões sobre o fechamento escolas do campo no Território de Identidade Costa do Descobrimento-BA
Autores: Geovani de Jesus Silva, Arlete Ramos dos Santos, Jaqueline Braga Morais Cajaiba
Palavras-chave: educação do campo, escolas do campo, movimentos sociais, políticas públicas educacionais
Políticas educacionais e trabalho docente: Perspectivas e desafios
Autores: Arlete Ramos dos Santos, Berta Leni Costa Cardoso, Cláudio Pinto Nunes, Ricardo Alexandre Castro, Niltânia Brito Oliveira, Auzineide Rosa Silva Pessoa, Inaiara Alves Rolim, Vilma Áurea Rodrigues, Antoniclebio Cavalcante Eça, Silvano da Conceição, Rogério Gusmão, Carlos dos Santos Viana, Gilvan dos Santos Sousa, Higro Souza Silva, Edjaldo Vieira dos Santos
Palavras-chave: Políticas Educacionais, Educação do Campo, Políticas Públicas, GEPRÁXIS, Trabalho docente

Avaliação Educacional, Currículo e Formação de Professores Experiências desde Brasil e Moçambique
Autores: Cláudio Pinto Nunes, Rogério Gusmão, Antoniclebio Cavalcante Eça, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: Políticas Educacionais, Políticas Públicas

Estrategia Nacional para la Educación Multigrado: Lineamientos y Orientaciones
Autores: Diego Juárez Bolaños, et al
Palavras-chave: Educación, formación profesional, programa de estudios
NENHUMA ESCOLA A MENOS: reflexões sobre o fechamento escolas do campo no território de identidade Costa do Descobrimento-BA
Autores: Geovani de Jesus Silva, Arlete Ramos dos Santos, Jaqueline Braga Morais Cajaíba
Palavras-chave: educação do campo, escolas do campo, movimentos sociais, políticas públicas educacionais
Política de organização do trabalho escolar pós-reformas educacionais na Educação Básica: entre descentralização e autonomia
Autores: Antoniclebio Cavalcante Eça, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: Trabalho escolar, Descentralização, Autonomia, Reformas Educacionais

Políticas Educacionais e Educação do Campo: das raízes às colheitas
Autores: Maísa Dias Brandão Souza, Edjaldo Vieira dos Santos, Hete Teixeira Leal, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: Políticas Educacionais, Educação do Campo, Políticas Públicas

EDUCAÇÃO DO CAMPO: políticas, sujeitos e movimentos
Autores: Arlete Ramos dos Santos, Geysa Novais Viana Matias, Lia Pinheiro Barbosa, Tatyane Gomes Marques
Palavras-chave: Políticas Educacionais, Educação do campo

Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana
Autores: Arlete Ramos dos Santos, Wesley Amaral Vieira, Queziane Martins da Cruz, Marizéte Silva Souza
Palavras-chave: Ensino remoto, Formação docente, Tecnologias educacionais, Pandemia, Covid-19