Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC)

Produções Acadêmicas

Filtrar por Tipo: Todos Livros Artigos Capítulos
Filtrar por Palavra-Chave (3+ ocorrências): Acesso à Escola (1) Agroecologia (4) Alienação (1) Aparelhos Privados De Hegemonia (1) Apresentação (1) Autonomia (1) Base Nacional Comum Curricular (2) Bncc (3) Classe Trabalhadora (1) Classes Multisseriadas (1) Comunidade Quilombola (1) Construções Biopolíticas Insurgentes (1) Contextos Escolares Multigrado (1) Contra Hegemonia (1) Covid-19 (2) Currículo (4) Currículo Escolar (1) Círculo De Cultura (2) Descentralização (1) Desenvolvimento Social (1) Deslocamento (1) Direito à Educação (1) Diretrizes (1) Diretrizes Municipais Da Educação Do Campo (2) Discriminação étnico-racial (1) Distorção Idade-série (1) Dmec (1) Educación (1) Educação (10) Educação Do Campo (1) Educação Básica (1) Educação De Jovens E Adultos (1) Educação Do Campo (36) Educação Do Campo; Escolas Famílias Agrícolas; Financiamento Público. (1) Educação Do Campo; Escolas Famílias Agrícolas; Pilares. (1) Educação Do/no Campo; Direitos; Luta; Marcos Legais. (1) Educação Em Tempo Integral (1) Educação Escolar Quilombola (1) Educação Física (1) Educação Infantil (1) Educação No/do Campo; Fechamento De Escolas; Pandemia. (1) Educação No/do Campo; Financiamento Público; Pedagogia Da Alternância. (1) Educação Popular (1) Educação Quilombola (2) Educação Rural (1) Educação Superior (1) Emancipação (3) Empresariamento Da Educação (1) Ensino (1) Ensino E Aprendizagem (1) Ensino Médio (2) Ensino Remoto (1) Escola (1) Escola Do Campo (2) Escola Família Agrícola (1) Escola Família Agrícola; Implementação; Políticas Públicas; Redução. (1) Escola Municipal (1) Escolas Do Campo (1) Escolas Do Campo (1) Escolas Do/no Campo (1) Exclusão Digital (1) Extensão E Comunicação (1) Formacampo (5) Formación Profesional (1) Formação Continuada (1) Formação De Educadores (2) Formação De Professores (2) Formação Docente (3) GeprÁxis (1) Gestão (2) Gestão Democrática (1) Impactos (1) Implicações E Contradições (1) Interação Campo/cidade (1) Interculturalidade (1) Interdisciplinaridade (1) Intervenção Neuropsicológica (1) Juventude (1) Língua Portuguesa (1) Memória Biocultural (1) Mercado De Trabalho (1) Movimento Negro (1) Movimentos Sociais (1) Movimentos Sociais (2) Pandemia (3) Pea (1) Pedagogia Da Alternância (1) Permacultura (1) Pesquisa (2) Planejamento De Ensino (1) Política (1) Política Educacional (1) Política Pública De Inclusão (1) Políticas Curriculares (1) Políticas Educacionais (8) Políticas Educacionais Neoliberais (1) Políticas Públicas (9) Políticas Públicas Educacionais (2) Ppp (1) Programa De Estudios (1) Projeto Político Pedagógico (4) Projeto Político-pedagógico (2) Projeto Territorial Camponês (1) Prática Docente (1) Prática Pedagógica (1) Práticas Educativas (1) Práticas Formativas (1) Práxis (1) Psicomotricidade (1) Quilombola (1) Racismo (1) Reconhecimento (1) Rede Estadual Da Bahia (1) Reformas Educacionais (1) Região Metropolitana De São Paulo (1) Relato De Experiência (1) Relações étnico-raciais (1) Religião (1) Roda De Conversa (2) Salas Multisseriadas (1) Sementes Crioulas (1) Sequências Didáticas (1) Sociolinguística (1) Tecnologias (1) Tecnologias Digitais Na Educação (1) Tecnologias Educacionais (1) Teorias Da Educação (1) Território (2) Trabalho Coletivo (1) Trabalho Docente (1) Trabalho Escolar (1) Trabalho Pedagógico (1) Transporte Escolar (1) Ufrb (1)
ARTIGO

A EDUCAÇÃO DO CAMPO E BNCC NO CONTEXTO DE CRISE POLÍTICO-IDEOLÓGICA, ECONÔMICA E SOCIAL

Ano: 2025 | Publicação: Revista Cenas Educacionais

Autores: Antoniclebio Cavalcante Eça, Arlete Ramos dos Santos

Palavras-chave: BNCC, Currículo escolar, Educação do campo, Implicações e contradições, Políticas educacionais

ARTIGO

A POLÍTICA DO TRANSPORTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO CAMPO À ESCOLA

Ano: 2025 | Publicação: Revista ComCiência

Autores: Bruna Figueiredo Eleutério, Tatyanne Gomes Marques

Palavras-chave: Política educacional, Educação do Campo, Transporte escolar, Acesso à escola

ARTIGO

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO: CONQUISTA DO MOVIMENTO NEGRO

Ano: 2025 | Publicação: Revista FOCO

Autores: Auzineide Rosa Silva Pessoa, Arlete Ramos dos Santos

Palavras-chave: Políticas educacionais, educação escolar quilombola, movimento negro, política pública de inclusão

ARTIGO

LÓGICA GERENCIALISTA NA EDUCAÇÃO: NOTAS SOBRE APROVAÇÃO/PROMOÇÃO AUTOMÁTICA

Ano: 2025 | Publicação: Revista Com Ciência - DOSSIÊ: AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS MUNICIPAIS

Autores: Valéria Prazeres dos Santos, Arlete Ramos dos Santos

Palavras-chave: distorção idade-série, políticas educacionais neoliberais, rede estadual da Bahia

ARTIGO

NENHUMA ESCOLA A MENOS: reflexões sobre o fechamento escolas do campo no Território de Identidade Costa do Descobrimento-BA

Ano: 2025 | Publicação: Revista Plurais - PPG-IELT

Autores: Geovani de Jesus Silva, Arlete Ramos dos Santos, Jaqueline Braga Morais Cajaiba

Palavras-chave: educação do campo, escolas do campo, movimentos sociais, políticas públicas educacionais

ARTIGO

Estrategia Nacional para la Educación Multigrado: Lineamientos y Orientaciones

Ano: 2024 | Publicação: Revista Iberoamericana de Educación Rural

Autores: Diego Juárez Bolaños, et al

Palavras-chave: Educación, formación profesional, programa de estudios

ARTIGO

NENHUMA ESCOLA A MENOS: reflexões sobre o fechamento escolas do campo no território de identidade Costa do Descobrimento-BA

Ano: 2024 | Publicação: Revista Plurais- PPG-IELT

Autores: Geovani de Jesus Silva, Arlete Ramos dos Santos, Jaqueline Braga Morais Cajaíba

Palavras-chave: educação do campo, escolas do campo, movimentos sociais, políticas públicas educacionais

ARTIGO

Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana

Ano: 2021 | Publicação: Revista Plurais

Autores: Arlete Ramos dos Santos, Wesley Amaral Vieira, Queziane Martins da Cruz, Marizéte Silva Souza

Palavras-chave: Ensino remoto, Formação docente, Tecnologias educacionais, Pandemia, Covid-19