Produções Acadêmicas
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E BNCC NO CONTEXTO DE CRISE POLÍTICO-IDEOLÓGICA, ECONÔMICA E SOCIAL
Autores: Antoniclebio Cavalcante Eça, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: BNCC, Currículo escolar, Educação do campo, Implicações e contradições, Políticas educacionais
A POLÍTICA DO TRANSPORTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO CAMPO À ESCOLA
Autores: Bruna Figueiredo Eleutério, Tatyanne Gomes Marques
Palavras-chave: Política educacional, Educação do Campo, Transporte escolar, Acesso à escola
Caminhos na formação continuada de professores/as do campo: ações do Programa Formacampo na Bahia
Autores: Valéria Souza Lima Brito, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: Educação do Campo, Formacampo, Formação docente
Classes multisseriadas: os desafios do processo de ensino e aprendizagem
Autores: Vilma Áurea Rodrigues, Silvano da Conceição
Palavras-chave: Classes Multisseriadas, Ensino e Aprendizagem, Educação do Campo
Diretrizes para a educação do campo: uma análise a partir do pensamento de Michael Young
Autores: Vilma Aurea Rodrigues, Arlete Ramos dos Santos, Tatyanne Gomes Marques, Claudio Pinto Nunes
Palavras-chave: currículo, diretrizes, educação do campo
Financiamento público para Escolas Famílias Agrícolas da Bahia
Autores: Rebeca Bispo Oliveira; Tatyanne Gomes Marques
Palavras-chave: Educação do Campo; Escolas Famílias Agrícolas; Financiamento Público.
Os desafios da classe trabalhadora e a formação de professores no âmbito da educação do campo
Autores: Celi Nelza Zulke Taffarel, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: formação de professores, classe trabalhadora, educação do campo
POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS TEORIAS DA EDUCAÇÃO
Autores: Vilma Áurea Rodrigues, Tatyanne Gomes Marques, Amanda Áurea Rodrigues
Palavras-chave: Diretrizes Municipais da Educação do Campo, Educação do campo, Formacampo, DMEC
Políticas Educacionais: (re)elaboração das Diretrizes Municipais da Educação do Campo em municípios baianos dos Territórios de Identidade atendidos pelo Formacampo
Autores: Arlete Ramos dos Santos, Vilma Áurea Rodrigues, Maisa Rose Serra de Almeida
Palavras-chave: políticas curriculares, Educação do campo, teorias da educação
TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO: DO DIREITO ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Autores: Geysa Novais Viana Matias, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: Direito à educação, Tecnologias digitais na educação, Educação do campo
A BNCC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE VELHO CHICO NA BAHIA
Autores: Arlete Ramos dos Santos, Igor Tairone Ramos dos Santos
Palavras-chave: base nacional comum curricular, educação do campo, educação rural, formação de professores, prática docente
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DO CAMPO LOCALIZADAS NOS MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE LITORAL SUL DA BAHIA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS
Autores: Edjaldo Vieira dos Santos, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: educação do campo, trabalho coletivo, projeto político-pedagógico
A Educação do Campo na UFRB: apontamentos sobre uma caminhada (2008-2024)
Autores: Fábio Josué Souza dos Santos, Terciana Vidal Moura
Palavras-chave: Educação do Campo, Educação Superior, UFRB
EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ENSINO MÉDIO DE ALGUNS MUNICÍPIOS BAIANOS
Autores: Vilma Áurea Rodrigues, Arlete Ramos dos Santos, Silvano da Conceição
Palavras-chave: Currículo, Educação do Campo, Ensino Médio
EDUCAR PRA VALER OU ADESTRAR PRA VALER? DISCUSSÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE
Autores: Davi Amancio de Souza, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: Educação do Campo, Políticas Públicas, Formação de Educadores
Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês
Autores: Fábio Josué Souza dos Santos, Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Mônica Castagna Molina, Terciana Vidal Moura
Palavras-chave: Contra Hegemonia, Educação do Campo, Ensino Médio, Projeto Territorial Camponês
NENHUMA ESCOLA A MENOS: reflexões sobre o fechamento escolas do campo no território de identidade Costa do Descobrimento-BA
Autores: Geovani de Jesus Silva, Arlete Ramos dos Santos, Jaqueline Braga Morais Cajaíba
Palavras-chave: educação do campo, escolas do campo, movimentos sociais, políticas públicas educacionais
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DO CAMPO
Autores: Ana Elisa Antunes de Oliveira, Terciana Vidal Moura
Palavras-chave: Educação do campo, Escola do campo, Projeto Político Pedagógico
Os pilares das Escolas Famílias Agrícolas
Autores: Rebeca Bispo Oliveira; Tatyanne Gomes Marques
Palavras-chave: Educação do Campo; Escolas Famílias Agrícolas; Pilares.
A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E OS DESAFIOS PARA A ESCOLA E DOCENTES DO CAMPO
Autores: Silvano da Conceição, Vilma Áurea Rodrigues
Palavras-chave: Educação do campo, Formação docente, Interculturalidade
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO EM MUNICÍPIOS DA BAHIA
Autores: Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: Educação do Campo, Formação continuada, Projeto Político-Pedagógico
Políticas Educacionais: (re)elaboração das Diretrizes Municipais da Educação do Campo em municípios baianos dos Territórios de Identidade atendidos pelo Formacampo
Autores: Arlete Ramos dos Santos, Vilma Áurea Rodrigues, Maisa Rose Serra de Almeida
Palavras-chave: Educação do campo, Diretrizes Municipais da Educação do Campo, Formacampo
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO JITAÚNA/BAHIA
Autores: Silvano da Conceição, Poliana Freitas Brito
Palavras-chave: Escola, Educação Básica, Educação do Campo, Educação Física