Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC)

Produções Acadêmicas

Filtrar por Tipo: Todos Livros Artigos Capítulos
Filtrar por Palavra-Chave (3+ ocorrências): Acesso à Escola (1) Agroecologia (4) Alienação (1) Aparelhos Privados De Hegemonia (1) Apresentação (1) Autonomia (1) Base Nacional Comum Curricular (2) Bncc (3) Classe Trabalhadora (1) Classes Multisseriadas (1) Comunidade Quilombola (1) Construções Biopolíticas Insurgentes (1) Contextos Escolares Multigrado (1) Contra Hegemonia (1) Covid-19 (2) Currículo (4) Currículo Escolar (1) Círculo De Cultura (2) Descentralização (1) Desenvolvimento Social (1) Deslocamento (1) Direito à Educação (1) Diretrizes (1) Diretrizes Municipais Da Educação Do Campo (2) Discriminação étnico-racial (1) Distorção Idade-série (1) Dmec (1) Educación (1) Educação (10) Educação Do Campo (1) Educação Básica (1) Educação De Jovens E Adultos (1) Educação Do Campo (36) Educação Do Campo; Escolas Famílias Agrícolas; Financiamento Público. (1) Educação Do Campo; Escolas Famílias Agrícolas; Pilares. (1) Educação Do/no Campo; Direitos; Luta; Marcos Legais. (1) Educação Em Tempo Integral (1) Educação Escolar Quilombola (1) Educação Física (1) Educação Infantil (1) Educação No/do Campo; Fechamento De Escolas; Pandemia. (1) Educação No/do Campo; Financiamento Público; Pedagogia Da Alternância. (1) Educação Popular (1) Educação Quilombola (2) Educação Rural (1) Educação Superior (1) Emancipação (3) Empresariamento Da Educação (1) Ensino (1) Ensino E Aprendizagem (1) Ensino Médio (2) Ensino Remoto (1) Escola (1) Escola Do Campo (2) Escola Família Agrícola (1) Escola Família Agrícola; Implementação; Políticas Públicas; Redução. (1) Escola Municipal (1) Escolas Do Campo (1) Escolas Do Campo (1) Escolas Do/no Campo (1) Exclusão Digital (1) Extensão E Comunicação (1) Formacampo (5) Formación Profesional (1) Formação Continuada (1) Formação De Educadores (2) Formação De Professores (2) Formação Docente (3) GeprÁxis (1) Gestão (2) Gestão Democrática (1) Impactos (1) Implicações E Contradições (1) Interação Campo/cidade (1) Interculturalidade (1) Interdisciplinaridade (1) Intervenção Neuropsicológica (1) Juventude (1) Língua Portuguesa (1) Memória Biocultural (1) Mercado De Trabalho (1) Movimento Negro (1) Movimentos Sociais (1) Movimentos Sociais (2) Pandemia (3) Pea (1) Pedagogia Da Alternância (1) Permacultura (1) Pesquisa (2) Planejamento De Ensino (1) Política (1) Política Educacional (1) Política Pública De Inclusão (1) Políticas Curriculares (1) Políticas Educacionais (8) Políticas Educacionais Neoliberais (1) Políticas Públicas (9) Políticas Públicas Educacionais (2) Ppp (1) Programa De Estudios (1) Projeto Político Pedagógico (4) Projeto Político-pedagógico (2) Projeto Territorial Camponês (1) Prática Docente (1) Prática Pedagógica (1) Práticas Educativas (1) Práticas Formativas (1) Práxis (1) Psicomotricidade (1) Quilombola (1) Racismo (1) Reconhecimento (1) Rede Estadual Da Bahia (1) Reformas Educacionais (1) Região Metropolitana De São Paulo (1) Relato De Experiência (1) Relações étnico-raciais (1) Religião (1) Roda De Conversa (2) Salas Multisseriadas (1) Sementes Crioulas (1) Sequências Didáticas (1) Sociolinguística (1) Tecnologias (1) Tecnologias Digitais Na Educação (1) Tecnologias Educacionais (1) Teorias Da Educação (1) Território (2) Trabalho Coletivo (1) Trabalho Docente (1) Trabalho Escolar (1) Trabalho Pedagógico (1) Transporte Escolar (1) Ufrb (1)
ARTIGO

A atuação dos Aparelhos Privados de Hegemonia para controle da educação

Ano: 2025 | Publicação: Revista Práxis Educacional

Autores: Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Valéria Prazeres dos Santos, Roseane Oliveira Rios

Palavras-chave: aparelhos privados de hegemonia, base nacional comum curricular, empresariamento da educação

ARTIGO

A EDUCAÇÃO DO CAMPO E BNCC NO CONTEXTO DE CRISE POLÍTICO-IDEOLÓGICA, ECONÔMICA E SOCIAL

Ano: 2025 | Publicação: Revista Cenas Educacionais

Autores: Antoniclebio Cavalcante Eça, Arlete Ramos dos Santos

Palavras-chave: BNCC, Currículo escolar, Educação do campo, Implicações e contradições, Políticas educacionais

ARTIGO

A POLÍTICA DO TRANSPORTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO CAMPO À ESCOLA

Ano: 2025 | Publicação: Revista ComCiência

Autores: Bruna Figueiredo Eleutério, Tatyanne Gomes Marques

Palavras-chave: Política educacional, Educação do Campo, Transporte escolar, Acesso à escola

ARTIGO

Caminhos na formação continuada de professores/as do campo: ações do Programa Formacampo na Bahia

Ano: 2025 | Publicação: Revista Emancipação

Autores: Valéria Souza Lima Brito, Arlete Ramos dos Santos

Palavras-chave: Educação do Campo, Formacampo, Formação docente

Capa de Caminhos na formação continuada de professores/as do campo: ações do Programa Formacampo na Bahia
ARTIGO

Classes multisseriadas: os desafios do processo de ensino e aprendizagem

Ano: 2025 | Publicação: Revista Brasileira de Educação do Campo

Autores: Vilma Áurea Rodrigues, Silvano da Conceição

Palavras-chave: Classes Multisseriadas, Ensino e Aprendizagem, Educação do Campo

ARTIGO

Diretrizes para a educação do campo: uma análise a partir do pensamento de Michael Young

Ano: 2025 | Publicação: Revista Intersaberes

Autores: Vilma Aurea Rodrigues, Arlete Ramos dos Santos, Tatyanne Gomes Marques, Claudio Pinto Nunes

Palavras-chave: currículo, diretrizes, educação do campo

ARTIGO

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO: CONQUISTA DO MOVIMENTO NEGRO

Ano: 2025 | Publicação: Revista FOCO

Autores: Auzineide Rosa Silva Pessoa, Arlete Ramos dos Santos

Palavras-chave: Políticas educacionais, educação escolar quilombola, movimento negro, política pública de inclusão

ARTIGO

Financiamento público para Escolas Famílias Agrícolas da Bahia

Ano: 2025 | Publicação: Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional

Autores: Rebeca Bispo Oliveira; Tatyanne Gomes Marques

Palavras-chave: Educação do Campo; Escolas Famílias Agrícolas; Financiamento Público.

ARTIGO

NENHUMA ESCOLA A MENOS: reflexões sobre o fechamento escolas do campo no Território de Identidade Costa do Descobrimento-BA

Ano: 2025 | Publicação: Revista Plurais - PPG-IELT

Autores: Geovani de Jesus Silva, Arlete Ramos dos Santos, Jaqueline Braga Morais Cajaiba

Palavras-chave: educação do campo, escolas do campo, movimentos sociais, políticas públicas educacionais

ARTIGO

O conceito de alienação na interface com a política

Ano: 2025 | Publicação: Revista Educação em Páginas

Autores: Davi Amancio de Souza, Arlete Ramos dos Santos

Palavras-chave: alienação, religião, política, educação

ARTIGO

Os desafios da classe trabalhadora e a formação de professores no âmbito da educação do campo

Ano: 2025 | Publicação: Revista Educação em páginas

Autores: Celi Nelza Zulke Taffarel, Arlete Ramos dos Santos

Palavras-chave: formação de professores, classe trabalhadora, educação do campo

ARTIGO

POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS TEORIAS DA EDUCAÇÃO

Ano: 2025 | Publicação: REDUPA - Revista Educação em páginas

Autores: Vilma Áurea Rodrigues, Tatyanne Gomes Marques, Amanda Áurea Rodrigues

Palavras-chave: Diretrizes Municipais da Educação do Campo, Educação do campo, Formacampo, DMEC

ARTIGO

Políticas Educacionais: (re)elaboração das Diretrizes Municipais da Educação do Campo em municípios baianos dos Territórios de Identidade atendidos pelo Formacampo

Ano: 2025 | Publicação: Journal of RESEARCH and KNOWLEDGE SPREADING

Autores: Arlete Ramos dos Santos, Vilma Áurea Rodrigues, Maisa Rose Serra de Almeida

Palavras-chave: políticas curriculares, Educação do campo, teorias da educação

ARTIGO

TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO: DO DIREITO ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Ano: 2025 | Publicação: Revista de Estudos Interdisciplinares

Autores: Geysa Novais Viana Matias, Arlete Ramos dos Santos

Palavras-chave: Direito à educação, Tecnologias digitais na educação, Educação do campo

ARTIGO

A BNCC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE VELHO CHICO NA BAHIA

Ano: 2024 | Publicação: REVISTA PRÁXIS EDUCACIONAL, v. 20, n. 51: e14650

Autores: Arlete Ramos dos Santos, Igor Tairone Ramos dos Santos

Palavras-chave: base nacional comum curricular, educação do campo, educação rural, formação de professores, prática docente

ARTIGO

A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DO CAMPO LOCALIZADAS NOS MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE LITORAL SUL DA BAHIA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS

Ano: 2024 | Publicação: Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 19, n. 51, p.127-148 jan./abr. 2024

Autores: Edjaldo Vieira dos Santos, Arlete Ramos dos Santos

Palavras-chave: educação do campo, trabalho coletivo, projeto político-pedagógico

ARTIGO

A Educação do Campo na UFRB: apontamentos sobre uma caminhada (2008-2024)

Ano: 2024 | Publicação: Revista Cocar. Edição Especial. N. 33/2024 p. 1-20

Autores: Fábio Josué Souza dos Santos, Terciana Vidal Moura

Palavras-chave: Educação do Campo, Educação Superior, UFRB

ARTIGO

A EJA em escolas do campo na Bahia: a prática pedagógica de docentes em contexto pandêmico e pós-pandêmico

Ano: 2024 | Publicação: Revista Cocar. Edição Especial N.031/2024 p.1-21

Autores: Arlete Ramos dos Santos, Gilvan dos Santos Sousa, Cláudio Pinto Nunes

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Pandemia, Prática pedagógica

ARTIGO

A INTERDISCIPLINARIDADE NA POLÍTICA EDUCACIONAL: A ATUAÇÃO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL JUNTO ÀS EQUIPES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO

Ano: 2024 | Publicação: Revista Perspectiva

Autores: Renata Nunes Duarte Dias, Maísa Dias Brandão Souza, Adenilson Souza Cunha Junior

Palavras-chave: Educação, Interdisciplinaridade

ARTIGO

ABORDAGEM PSICOMOTORA ALIADA A INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Ano: 2024 | Publicação: Revista Estudos IAT

Autores: Moíra da Silva Quadros Darian, Tássia Karoline Paim Dias, Luzia Gonçalves Oliveira Silva, Genigleide Santos da Hora

Palavras-chave: Educação, Intervenção neuropsicológica, Psicomotricidade

ARTIGO

Agravantes do fechamento de escolas no/ do campo no Brasil e na Bahia durante o período pandêmico e pós-pandêmico

Ano: 2024 | Publicação: Anais

Autores: Rebeca Bispo Oliveira; Fabiano Neves Silva; Arlete Ramos dos Santos; Tatyanne Gomes Marques

Palavras-chave: Educação no/do Campo; Fechamento de Escolas; Pandemia.

ARTIGO

EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ENSINO MÉDIO DE ALGUNS MUNICÍPIOS BAIANOS

Ano: 2024 | Publicação: Revista @rquivo Brasileiro de Educação

Autores: Vilma Áurea Rodrigues, Arlete Ramos dos Santos, Silvano da Conceição

Palavras-chave: Currículo, Educação do Campo, Ensino Médio

ARTIGO

EDUCAR PRA VALER OU ADESTRAR PRA VALER? DISCUSSÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE

Ano: 2024 | Publicação: REVISTA AMAZÔNIDA v. 9, n.1 l 2024

Autores: Davi Amancio de Souza, Arlete Ramos dos Santos

Palavras-chave: Educação do Campo, Políticas Públicas, Formação de Educadores

ARTIGO

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês

Ano: 2024 | Publicação: Revista @rquivo Brasileiro de Educação

Autores: Fábio Josué Souza dos Santos, Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Mônica Castagna Molina, Terciana Vidal Moura

Palavras-chave: Contra Hegemonia, Educação do Campo, Ensino Médio, Projeto Territorial Camponês

ARTIGO

NENHUMA ESCOLA A MENOS: reflexões sobre o fechamento escolas do campo no território de identidade Costa do Descobrimento-BA

Ano: 2024 | Publicação: Revista Plurais- PPG-IELT

Autores: Geovani de Jesus Silva, Arlete Ramos dos Santos, Jaqueline Braga Morais Cajaíba

Palavras-chave: educação do campo, escolas do campo, movimentos sociais, políticas públicas educacionais

ARTIGO

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DO CAMPO

Ano: 2024 | Publicação: Revista UFG

Autores: Ana Elisa Antunes de Oliveira, Terciana Vidal Moura

Palavras-chave: Educação do campo, Escola do campo, Projeto Político Pedagógico

ARTIGO

OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS ENTRE EDUCANDOS E EDUCADORES

Ano: 2024 | Publicação: POLIGES - Política e Gestão Educacional

Autores: Silvano da Conceição, Naiane Machado Alves, Michelle Almeida de Queiroz, Paulo Marcio Santos de Queiroz

Palavras-chave: Educação infantil, Impactos, Covid-19, Educação

ARTIGO

Os pilares das Escolas Famílias Agrícolas

Ano: 2024 | Publicação: Anais

Autores: Rebeca Bispo Oliveira; Tatyanne Gomes Marques

Palavras-chave: Educação do Campo; Escolas Famílias Agrícolas; Pilares.

ARTIGO

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES NEGROS, DO ENSINO MÉDIO, SOBRE O RACISMO NUMA ESCOLA MILITAR DO INTERIOR DA BAHIA

Ano: 2024 | Publicação: Revista Educação por Escrito

Autores: Silvano da Conceição, Paulo Marcio Santos de Queiroz, Vilma Áurea Rodrigues, Michelle Almeida de Queiroz

Palavras-chave: discriminação étnico-racial, educação, juventude, racismo

ARTIGO

Sementes de resistência camponesa na territorialização da agroecologia no Vale do Jaguaribe: interfaces com a educação popular

Ano: 2024 | Publicação: Revista COCAR

Autores: João Paulo Guerreiro de Almeida, Severino Bezerra da Silva

Palavras-chave: Educação Popular, Práticas educativas, Agroecologia

ARTIGO

Trilhas cruzadas das políticas públicas de financiamento na Escola Família Agrícola Mãe Jovina

Ano: 2024 | Publicação: Anais

Autores: Rebeca Bispo Oliveira; Alex Verdério

Palavras-chave: Educação no/do Campo; Financiamento Público; Pedagogia da Alternância.

ARTIGO

A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E OS DESAFIOS PARA A ESCOLA E DOCENTES DO CAMPO

Ano: 2023 | Publicação: SERTANIAS - Revista de Ciências Humanas e Sociais

Autores: Silvano da Conceição, Vilma Áurea Rodrigues

Palavras-chave: Educação do campo, Formação docente, Interculturalidade

ARTIGO

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E OS QUILOMBOS: O PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS QUILOMBOLAS

Ano: 2023 | Publicação: Linguagens, Educação e Sociedade

Autores: Queziane Martins da Cruz, Arlete Ramos dos Santos

Palavras-chave: Educação Quilombola, Currículo, BNCC

ARTIGO

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E OS QUILOMBOS: O PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS QUILOMBOLAS

Ano: 2023 | Publicação: Revista LES

Autores: Queziane Martins da Cruz, Arlete Ramos dos Santos

Palavras-chave: Educação Quilombola, currículo, Quilombola, BNCC

ARTIGO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO EM MUNICÍPIOS DA BAHIA

Ano: 2023 | Publicação: Rev.Tempos Espaços Educ., v.16, n. 35, e18632

Autores: Arlete Ramos dos Santos

Palavras-chave: Educação do Campo, Formação continuada, Projeto Político-Pedagógico

ARTIGO

Políticas Educacionais: (re)elaboração das Diretrizes Municipais da Educação do Campo em municípios baianos dos Territórios de Identidade atendidos pelo Formacampo

Ano: 2023 | Publicação: Journal of RESEARCH and KNOWLEDGE SPREADING

Autores: Arlete Ramos dos Santos, Vilma Áurea Rodrigues, Maisa Rose Serra de Almeida

Palavras-chave: Educação do campo, Diretrizes Municipais da Educação do Campo, Formacampo

ARTIGO

A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI No 10.639/2003 NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DA BAHIA

Ano: 2020 | Publicação: Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, nº 81 - jan./abr. 2020

Autores: Silvano da Conceição, Sara de Jesus Santos

Palavras-chave: Educação, Escola municipal, Relações étnico-raciais

ARTIGO

A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO JITAÚNA/BAHIA

Ano: 2018 | Publicação: Revista Brasileira de Educação do Campo

Autores: Silvano da Conceição, Poliana Freitas Brito

Palavras-chave: Escola, Educação Básica, Educação do Campo, Educação Física