Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC)

Produções Acadêmicas

Filtrar por Tipo: Todos Livros Artigos Capítulos
Filtrar por Palavra-Chave (3+ ocorrências): Acesso à Escola (1) Agroecologia (4) Alienação (1) Aparelhos Privados De Hegemonia (1) Apresentação (1) Autonomia (1) Base Nacional Comum Curricular (2) Bncc (3) Classe Trabalhadora (1) Classes Multisseriadas (1) Comunidade Quilombola (1) Construções Biopolíticas Insurgentes (1) Contextos Escolares Multigrado (1) Contra Hegemonia (1) Covid-19 (2) Currículo (4) Currículo Escolar (1) Círculo De Cultura (2) Descentralização (1) Desenvolvimento Social (1) Deslocamento (1) Direito à Educação (1) Diretrizes (1) Diretrizes Municipais Da Educação Do Campo (2) Discriminação étnico-racial (1) Distorção Idade-série (1) Dmec (1) Educación (1) Educação (10) Educação Do Campo (1) Educação Básica (1) Educação De Jovens E Adultos (1) Educação Do Campo (36) Educação Do Campo; Escolas Famílias Agrícolas; Financiamento Público. (1) Educação Do Campo; Escolas Famílias Agrícolas; Pilares. (1) Educação Do/no Campo; Direitos; Luta; Marcos Legais. (1) Educação Em Tempo Integral (1) Educação Escolar Quilombola (1) Educação Física (1) Educação Infantil (1) Educação No/do Campo; Fechamento De Escolas; Pandemia. (1) Educação No/do Campo; Financiamento Público; Pedagogia Da Alternância. (1) Educação Popular (1) Educação Quilombola (2) Educação Rural (1) Educação Superior (1) Emancipação (3) Empresariamento Da Educação (1) Ensino (1) Ensino E Aprendizagem (1) Ensino Médio (2) Ensino Remoto (1) Escola (1) Escola Do Campo (2) Escola Família Agrícola (1) Escola Família Agrícola; Implementação; Políticas Públicas; Redução. (1) Escola Municipal (1) Escolas Do Campo (1) Escolas Do Campo (1) Escolas Do/no Campo (1) Exclusão Digital (1) Extensão E Comunicação (1) Formacampo (5) Formación Profesional (1) Formação Continuada (1) Formação De Educadores (2) Formação De Professores (2) Formação Docente (3) GeprÁxis (1) Gestão (2) Gestão Democrática (1) Impactos (1) Implicações E Contradições (1) Interação Campo/cidade (1) Interculturalidade (1) Interdisciplinaridade (1) Intervenção Neuropsicológica (1) Juventude (1) Língua Portuguesa (1) Memória Biocultural (1) Mercado De Trabalho (1) Movimento Negro (1) Movimentos Sociais (1) Movimentos Sociais (2) Pandemia (3) Pea (1) Pedagogia Da Alternância (1) Permacultura (1) Pesquisa (2) Planejamento De Ensino (1) Política (1) Política Educacional (1) Política Pública De Inclusão (1) Políticas Curriculares (1) Políticas Educacionais (8) Políticas Educacionais Neoliberais (1) Políticas Públicas (9) Políticas Públicas Educacionais (2) Ppp (1) Programa De Estudios (1) Projeto Político Pedagógico (4) Projeto Político-pedagógico (2) Projeto Territorial Camponês (1) Prática Docente (1) Prática Pedagógica (1) Práticas Educativas (1) Práticas Formativas (1) Práxis (1) Psicomotricidade (1) Quilombola (1) Racismo (1) Reconhecimento (1) Rede Estadual Da Bahia (1) Reformas Educacionais (1) Região Metropolitana De São Paulo (1) Relato De Experiência (1) Relações étnico-raciais (1) Religião (1) Roda De Conversa (2) Salas Multisseriadas (1) Sementes Crioulas (1) Sequências Didáticas (1) Sociolinguística (1) Tecnologias (1) Tecnologias Digitais Na Educação (1) Tecnologias Educacionais (1) Teorias Da Educação (1) Território (2) Trabalho Coletivo (1) Trabalho Docente (1) Trabalho Escolar (1) Trabalho Pedagógico (1) Transporte Escolar (1) Ufrb (1)
ARTIGO

Classes multisseriadas: os desafios do processo de ensino e aprendizagem

Ano: 2025 | Publicação: Revista Brasileira de Educação do Campo

Autores: Vilma Áurea Rodrigues, Silvano da Conceição

Palavras-chave: Classes Multisseriadas, Ensino e Aprendizagem, Educação do Campo

ARTIGO

Diretrizes para a educação do campo: uma análise a partir do pensamento de Michael Young

Ano: 2025 | Publicação: Revista Intersaberes

Autores: Vilma Aurea Rodrigues, Arlete Ramos dos Santos, Tatyanne Gomes Marques, Claudio Pinto Nunes

Palavras-chave: currículo, diretrizes, educação do campo

ARTIGO

POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS TEORIAS DA EDUCAÇÃO

Ano: 2025 | Publicação: REDUPA - Revista Educação em páginas

Autores: Vilma Áurea Rodrigues, Tatyanne Gomes Marques, Amanda Áurea Rodrigues

Palavras-chave: Diretrizes Municipais da Educação do Campo, Educação do campo, Formacampo, DMEC

LIVRO

Políticas educacionais e trabalho docente: Perspectivas e desafios

Ano: 2025 | Publicação: Editora Nova Terra

Autores: Arlete Ramos dos Santos, Berta Leni Costa Cardoso, Cláudio Pinto Nunes, Ricardo Alexandre Castro, Niltânia Brito Oliveira, Auzineide Rosa Silva Pessoa, Inaiara Alves Rolim, Vilma Áurea Rodrigues, Antoniclebio Cavalcante Eça, Silvano da Conceição, Rogério Gusmão, Carlos dos Santos Viana, Gilvan dos Santos Sousa, Higro Souza Silva, Edjaldo Vieira dos Santos

Palavras-chave: Políticas Educacionais, Educação do Campo, Políticas Públicas, GEPRÁXIS, Trabalho docente

Capa de Políticas educacionais e trabalho docente: Perspectivas e desafios
ARTIGO

Políticas Educacionais: (re)elaboração das Diretrizes Municipais da Educação do Campo em municípios baianos dos Territórios de Identidade atendidos pelo Formacampo

Ano: 2025 | Publicação: Journal of RESEARCH and KNOWLEDGE SPREADING

Autores: Arlete Ramos dos Santos, Vilma Áurea Rodrigues, Maisa Rose Serra de Almeida

Palavras-chave: políticas curriculares, Educação do campo, teorias da educação

ARTIGO

EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ENSINO MÉDIO DE ALGUNS MUNICÍPIOS BAIANOS

Ano: 2024 | Publicação: Revista @rquivo Brasileiro de Educação

Autores: Vilma Áurea Rodrigues, Arlete Ramos dos Santos, Silvano da Conceição

Palavras-chave: Currículo, Educação do Campo, Ensino Médio

ARTIGO

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES NEGROS, DO ENSINO MÉDIO, SOBRE O RACISMO NUMA ESCOLA MILITAR DO INTERIOR DA BAHIA

Ano: 2024 | Publicação: Revista Educação por Escrito

Autores: Silvano da Conceição, Paulo Marcio Santos de Queiroz, Vilma Áurea Rodrigues, Michelle Almeida de Queiroz

Palavras-chave: discriminação étnico-racial, educação, juventude, racismo

ARTIGO

A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E OS DESAFIOS PARA A ESCOLA E DOCENTES DO CAMPO

Ano: 2023 | Publicação: SERTANIAS - Revista de Ciências Humanas e Sociais

Autores: Silvano da Conceição, Vilma Áurea Rodrigues

Palavras-chave: Educação do campo, Formação docente, Interculturalidade

ARTIGO

Políticas Educacionais: (re)elaboração das Diretrizes Municipais da Educação do Campo em municípios baianos dos Territórios de Identidade atendidos pelo Formacampo

Ano: 2023 | Publicação: Journal of RESEARCH and KNOWLEDGE SPREADING

Autores: Arlete Ramos dos Santos, Vilma Áurea Rodrigues, Maisa Rose Serra de Almeida

Palavras-chave: Educação do campo, Diretrizes Municipais da Educação do Campo, Formacampo

ARTIGO

Projeto Político Pedagógico: autonomia e reconhecimento das escolas do/no campo em Sebastião das Laranjeiras/BA

Ano: 2022 | Publicação: Revista Conjecturas

Autores: Arlete Ramos dos Santos, Vilma Áurea Rodrigues, Deise Bastos Araújo

Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico, Escolas do/no Campo, Reconhecimento