Produções Acadêmicas
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E BNCC NO CONTEXTO DE CRISE POLÍTICO-IDEOLÓGICA, ECONÔMICA E SOCIAL
Autores: Antoniclebio Cavalcante Eça, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: BNCC, Currículo escolar, Educação do campo, Implicações e contradições, Políticas educacionais
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO: CONQUISTA DO MOVIMENTO NEGRO
Autores: Auzineide Rosa Silva Pessoa, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: Políticas educacionais, educação escolar quilombola, movimento negro, política pública de inclusão
LÓGICA GERENCIALISTA NA EDUCAÇÃO: NOTAS SOBRE APROVAÇÃO/PROMOÇÃO AUTOMÁTICA
Autores: Valéria Prazeres dos Santos, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: distorção idade-série, políticas educacionais neoliberais, rede estadual da Bahia
NENHUMA ESCOLA A MENOS: reflexões sobre o fechamento escolas do campo no Território de Identidade Costa do Descobrimento-BA
Autores: Geovani de Jesus Silva, Arlete Ramos dos Santos, Jaqueline Braga Morais Cajaiba
Palavras-chave: educação do campo, escolas do campo, movimentos sociais, políticas públicas educacionais
O conceito de alienação na interface com a política
Autores: Davi Amancio de Souza, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: alienação, religião, política, educação
Políticas Educacionais: (re)elaboração das Diretrizes Municipais da Educação do Campo em municípios baianos dos Territórios de Identidade atendidos pelo Formacampo
Autores: Arlete Ramos dos Santos, Vilma Áurea Rodrigues, Maisa Rose Serra de Almeida
Palavras-chave: políticas curriculares, Educação do campo, teorias da educação
EDUCAR PRA VALER OU ADESTRAR PRA VALER? DISCUSSÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE
Autores: Davi Amancio de Souza, Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: Educação do Campo, Políticas Públicas, Formação de Educadores
NENHUMA ESCOLA A MENOS: reflexões sobre o fechamento escolas do campo no território de identidade Costa do Descobrimento-BA
Autores: Geovani de Jesus Silva, Arlete Ramos dos Santos, Jaqueline Braga Morais Cajaíba
Palavras-chave: educação do campo, escolas do campo, movimentos sociais, políticas públicas educacionais