Assista pelo youtube
Caderno temático
EMENTA:
Concepção sobre a juventude e juventudes. Discutir as ações pedagógicas planejadas para as juventudes, mas não em respeito às juventudes. Relação pedagógica dos/as docentes com os/as jovens e juventudes. Concepção e percepção dos/as docentes com os/as jovens e juventudes: um desafio e uma desconstrução do modelo penal.As juventudes do campo (há de se considerar as especificidades) dizem respeito aos 27 povos e comunidades tradicionais no Brasil, quais sejam: etnias indígenas, etnias ciganas, Andirobeiras; Apanhadores de Sempre-vivas; Catingueiros; Catadores de Mangaba; Quilombolas, Extrativistas, Ribeirinhos, Caiçaras, Ciganos, Povos de terreiros, Cipozeiros, Castanheiras; Faxinalenses; Fundo e Fecho de Pasto; Geraizeiros; Ilhéus; Isqueiros; Morroquianos; Pantaneiros; Pescadores Artesanais; Piaçaveiros; Pomeranos; Quebradeiras de Coco Babaçu; Retireiros; Seringueiros; Vazanteiros; e Veredeiros.
Assista pelo youtube
Caderno temático
EMENTA:
Abordar a ausência de uma discussão séria e responsável sobre as diversas religiões: monoteístas e politeístas. Debater sobre Religiões (no plural, posto a sua diversidade) para além do ortodoxo e dos fundamentalistas. Analisar e compreender as convergências religiosas, quais sejam: os princípios, os valores que as sustentam, tais como: respeito, dignidade à existência etc. x a ignorância religiosa, atravessada pelos interesses políticos e privados, de determinados grupos. Religião, também, é território do mercado e da política partidarista.
Assista pelo youtube
Caderno temático
EMENTA:
Discutir sobre a educação sexual (para além da anatomia), tal qual a ausência de conteúdos pertinentes à educação sexual na BNCC (EI e EF) e BNCCEM em uma sociedade sexualizada. Gênero, a interdição estatal do corpo feminino, pobre e negro (preto/a, pardo/a), sobretudo, posto ser essa a maioria da população da rede pública, e, as Violências contra a mulher.