Artigo em Revista
NENHUMA ESCOLA A MENOS:reflexões sobre o fechamento escolas do campo no território de identidade Costa do Descobrimento-BA
Ano: 2024 - Local da publicação: Revista Plurais- PPG-IELT
Autoria:
Geovani de Jesus Silva, Arlete Ramos dos Santos, Jaqueline Braga Morais Cajaíba
RESUMO:A luta erguida historicamente pelos movimentos sociais da Educação do Campo denuncia ...Expandir/Reduzir
RESUMO: A luta erguida historicamente pelos movimentos sociais da Educação do Campo denuncia o fechamento de escolas do campo e defende a garantia de um projeto educacional que contemple a diversidade sociocultural do campesinato. Nessa direção, o presente artigo busca refletir sobre o fechamento de escolas das áreas rurais no Território de identidade Costa do Descobrimento, na Bahia, e indica as forças hegemônicas que sustentam tais ações. Para tanto, apresenta a Educação do Campo enquanto direito conquistado e demarca as lutas e reivindicações dos movimentos sociais perante a negligência do Estado na implementação de políticas educacionais para a população camponesa. Outro flanco de análise do texto são os números em relação à Distorção Idade-Série (DIS) e a diminuição do número de escolas do campo entre os anos de 2014 a 2023. Dentre as discussões que assumem a centralidade do texto estão a implementação do projeto neoliberal de mecanização do campo e supervalorização do agronegócio, que incidem no fechamento de escolas do campo. Em suma, o texto indica que este fenômeno é multifatorial e envolve questões de cunho econômico, a presença do capital no controle das políticas públicas educacionais em detrimento da garantia da educação de qualidade para os camponeses. Expandir/Reduzir
Palavras chave: educação do campo, escolas do campo, movimentos sociais, políticas públicas educacionais
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Capítulo de Livro
Política de organização do trabalho escolar pós-reformas educacionais na Educação Básica: entre descentralização e autonomia, p. 22 - 45
Ano: 2024 - Local da publicação: Editora Nova Terra
Capítulo do Livro:A ofensiva das politicas educacionais neoliberais [livro eletrônico] : implicações na educação básica/ organização Adson dos Santos Bastos .. . [et a l .]. - - Senhor do Bonfim, BA: Nova Terra Editora , 2024. -- Coletânea por dentro da escola.
Autoria:
Antoniclebio Cavalcante Eça, Arlete Ramos dos Santos
Palavras chave: Trabalho escolar, Descentralização, Autonomia, Reformas Educacionais
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Artigo em Revista
Extensão e Comunicação: o diálogo necessário com a escola pública na semana pedagógica
Ano: 2024 - Local da publicação: Revista Focando a Extensão
Autoria:
Celi Nelza Zulke Taffarel, Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Arlete Ramos dos Santos, Edenice SantAna De Jesus
RESUMO:O conteúdo da presente comunicação é uma extensão de universidades no diálogo com ...Expandir/Reduzir
RESUMO: O conteúdo da presente comunicação é uma extensão de universidades no diálogo com os professores e as professoras da Escola Públicas. Apresentamos um texto síntese sistematizado após a apresentação de dados da pesquisa Matricial da REDE REDAP - Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública, ocorrido em Salvador/Bahia, nos dias 07 e 08 de dezembro de 2023, que tratou do tema “A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) no controle da Educação Pública: Mecanismos neoliberais para conter as perspectivas educacionais emancipatórias”. Após análise e discussão dos dados da pesquisa matricial da REDAP deliberou-se pelo envio de um texto síntese para as Semanas Pedagógicas de abertura de semestres letivos nas escolas públicas, tratando dos nexos e relações entre o mais geral, o particular e o singular do trabalho pedagógico no planejamento escolar que incide nos trabalhadores e trabalhadoras da Educação, nos estudantes, nas relações com a comunidade, no currículo escolar e na gestão administração escolar. O texto apresente elementos sobre a situação mais geral do modus operandis do capitalismo, “crise-ajuste-crise” para manter suas taxas de lucro e os rumos da Educação. Expandir/Reduzir
Palavras chave: extensão e comunicação, trabalho pedagógico, planejamento de ensino
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Livro
PRÁTICAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: frentes de trabalho no Formacampo
Ano: 2024-2 - Local da publicação: Editora Nova Terra
Autoria:
Arlete Ramos dos Santos, Jaqueline Braga Morais Cajaíba, Valéria Souza Lima Brito
RESUMO:Esta obra vem reforçar e afirmar o quanto o Programa Formacampo tem impactado, positivamente...Expandir/Reduzir
RESUMO: Esta obra vem reforçar e afirmar o quanto o Programa Formacampo tem impactado, positivamente, para a materialização da Educação do Campo nos Territórios de Identidade da Bahia. Agradeço a oportunidade e privilégio de constituir e de contribuir com este coletivo, e pelo carinho em ser convidado para prefaciar esta obra. Sigamos na luta...
Prof. Me. Antoniel dos Santos Peixoto
Mestre em Educação do Campo (UFRB), Professor das redes municipais de educação de Santo Antônio de Jesus e de Laje/BA.
Santo Antônio de Jesus, BA, agosto de 2024Expandir/Reduzir
Palavras chave: Educação do Campo, Formacampo, Práticas formativas, Práxis
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Artigo em Revista
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES NEGROS, DO ENSINO MÉDIO, SOBRE O RACISMO NUMA ESCOLA MILITAR DO INTERIOR DA BAHIA
Ano: 2024 - Local da publicação: Revista Educação por Escrito
Autoria:
Silvano da Conceição, Paulo Marcio Santos de Queiroz, Vilma Aurea Rodrigues, Michelle Almeida de Queiroz
Palavras chave: discriminação étnico-racial, educação, juventude, racismo
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Artigo em Revista
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, QUILOMBOLA E INDÍGENA
Ano: 2024 - Local da publicação: Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas
Autoria:
Silvano da Conceição, Alicia Eugenia Olmos, Arlete Ramos dos Santos, Natanael Reis Bomfim
Silvano da Conceição (Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil), Alicia Eugenia Olmos (Universidad Provincial de Córdoba y en la Universidad Católica de Córdoba, Argentina), Arlete Ramos dos Santos (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil) e Natanael Reis Bomfim (Universidade do Estado da Bahia, Brasil)
Palavras chave: Apresentação
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Artigo em Revista
A INTERDISCIPLINARIDADE NA POLÍTICA EDUCACIONAL: A ATUAÇÃO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL JUNTO ÀS EQUIPES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO
Ano: 2024 - Local da publicação: Revista Perspectiva
Autoria:
Renata Nunes Duarte Dias, Maísa Dias Brandão Souza, Adenilson Souza Cunha Junior
Palavras chave: Educação, Interdisciplinaridade
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Artigo em eventos
A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS DO CAMPO EM MUNICÍPIOS DA BAHIA: DADOS DO PROGRAMA FORMACAMPO 2024
Ano: 2024-2 - Local da publicação: XXVII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste – Reunião Científica Regional – ANPEd Nordeste (no prelo).
Autoria:
Fabiano Neves Silva, Ricardo Alexandre Castro, Arlete Ramos dos Santos
Palavras chave: Educação do Campo, Políticas Públicas, Formacampo, Educação em Tempo Integral
Publicação em breve
Artigo em Revista
ABORDAGEM PSICOMOTORA ALIADA A INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
Ano: 2024 - Local da publicação: Revista Estudos IAT
Autoria:
Moíra da Silva Quadros Darian, Tássia Karoline Paim Dias, Luzia Gonçalves Oliveira Silva, Genigleide Santos da Hora
RESUMO:O presente trabalho faculta contribuições da Neuropsicologia para a prática educacional na contemporaneidade...Expandir/Reduzir
RESUMO: O presente trabalho faculta contribuições da Neuropsicologia para a prática
educacional na contemporaneidade, aliando os aspectos do desenvolvimento humano, suas fases maturacionais, filogenéticas e ontogenéticas no decurso da interação transdisciplinar entre a educação, as Neurociências, a Neuropsicologia e a Psicomotricidade. Consubstancia-se nesse estudo a inter-relação dos sistemas funcionais com as funções mentais superiores com ênfase no pensamento e suas complexas relações com as estruturas da linguagem, aprendizagem e as influências externas, na mediação do desenvolvimento sociocultural no processo histórico e cognitivo do sujeito, ou seja, abordagem teórica da Psicologia Sócio Histórica de Luria (1981). Objetivou-se investigar a atuação valorosa de conhecimento formativo no campo de Estágio Supervisionado a partir do Relato de Experiência de avaliação dos alunos com transtornos específicos de aprendizagem, salientando meios de intervenção da Neuropsicologia da Educação com ações investigativas do desenvolvimento psicomotor e suas correlações com a organização funcional do cérebro e suas ações cognitivas. Expandir/Reduzir
Palavras chave: Educação, Intervenção neuropsicológica, Psicomotricidade
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Artigo em Revista
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DO CAMPO LOCALIZADAS NOS MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE LITORAL SUL DA BAHIA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS
Ano: 2024-1 - Local da publicação: Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 19, n. 51, p.127-148 jan./abr. 2024
Autoria:
Edjaldo Vieira dos Santos, Arlete Ramos dos Santos
Palavras chave: educação do campo, trabalho coletivo, projeto político-pedagógico
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Livro
GESTÃO DEMOCRÁTICA E A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DO CAMPO
Ano: 2024-2 - Local da publicação: Editora CRV
Autoria:
Edjaldo Vieira dos Santos, Arlete Ramos dos Santos
RESUMO:Este livro foi escrito com o objetivo de promover uma reflexão acerca do papel do gestor escolar como...Expandir/Reduzir
RESUMO: Este livro foi escrito com o objetivo de promover uma reflexão acerca do papel do gestor escolar como mediador e articulador no processo de (re)elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico para as escolas localizadas no campo ou na cidade que atendem alunos do campo, na perspectiva da gestão democrática e fundamentado nos princípios pedagógicos da Educação do Campo.Expandir/Reduzir
Palavras chave: Educação do Campo, Gestão Democrática, Projeto Plítico Pedagógico
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Artigo em Revista
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DO CAMPO LOCALIZADAS NOS MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE LITORAL SUL DA BAHIA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS
Ano: 2024-1 - Local da publicação: Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 19, n. 51, p.127-148 jan./abr. 2024
Autoria:
Edjaldo Vieira dos Santos, Arlete Ramos dos Santos
Palavras chave: educação do campo, trabalho coletivo, projeto político-pedagógico
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Artigo em Revista
A BNCC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE VELHO CHICO NA BAHIA
Ano: 2024-1 - Local da publicação: REVISTA PRÁXIS EDUCACIONAL •ISSN 2178-2679 • 2024• v. 20, n. 51: e14650
Autoria:
Arlete Ramos dos Santos, Igor Tairone Ramos dos Santos
Palavras chave: base nacional comum curricular, educação do campo, educação rural, formação de professores, prática docente
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Artigo em Revista
EDUCAR PRA VALER OU ADESTRAR PRA VALER? DISCUSSÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE
Ano: 2024-1 - Local da publicação: REVISTA AMAZÔNIDA v. 9, n.1 l 2024 [e-ISSN: 2527-0141]
Autoria:
Davi Amancio de Souza, Arlete Ramos dos Santos
Palavras chave: Educação do Campo, Políticas Públicas, Formação de Educadores
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Artigo em Revista
OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS ENTRE EDUCANDOS E EDUCADORES
Ano: 2024 - Local da publicação: POLIGES - Política e Gestão Educacional
Autoria:
Silvano da Conceição, Naiane Machado Alves, Michelle Almeida de Queiroz, Paulo Marcio Santos de Queiroz
Palavras chave: Educação infantil, Impactos, Covid-19, Educação
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Artigo em Revista
A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E OS DESAFIOS PARA A ESCOLA E DOCENTES DO CAMPO
Ano: 2023 - Local da publicação: SERTANIAS - Revista de Ciências Humanas e Sociais
Autoria:
Silvano da Conceição, Vilma Aurea Rodrigues
Palavras chave: Educação do campo, Formação docente, Interculturalidade
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Artigo em Revista
O PORTUGUÊS É REALMENTE MUITO DIFÍCIL? DESMISTIFICANDO O CONCEITO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DAS TEORIAS SOCIOLINGUÍSTICAS
Ano: 2022 - Local da publicação: Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 106–122, 2022.
Autoria:
Silvano da Conceição, Mirian Celestino dos Santos
Palavras chave: Ensino, Língua Portuguesa, Sociolinguística
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Artigo em Revista
COMUNIDADE QUILOMBOLA DE VELAME/BA: HISTÓRIA, LUTAS, SUPERAÇÕES E ADIAMENTOS
Ano: 2020 - Local da publicação: ODEERE, 5(9), 132-153.
Autoria:
Silvano da Conceição
Palavras chave: comunidade quilombola, desenvolvimento social, políticas públicas, território
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Artigo em Revista
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI No 10.639/2003 NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DA BAHIA
Ano: 2020 - Local da publicação: Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, nº 81 - jan./abr. 2020
Autoria:
Silvano da Conceição, Sara de Jesus Santos
Palavras chave: Educação, Escola municipal, Relações étnico-raciais
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Capítulo de Livro
ESCOLA PÚBLICA: o rompimento deste paradigma por uma formação humana emancipadora
Ano: 2020 - Local da publicação: Editora Kelps
Capítulo do Livro:Movimentos Sociais e Educação do Campo em perspectiva. / Arlete Ramos dos Santos, Julia Maria da Silva Oliveira, Lívia
Andrade Coelho, Wender Faleiro (Organizadores). – Goiânia: / Kelps, 2020 Paginas 197 - 210.
Autoria:
Eliane Nascimento dos Santos, Fátima Moraes Garcia, Vanessa Costa Santos
Palavras chave: Educação do Campo, Agroecologia, emancipação
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Artigo em Revista
PARÂMETROS HISTÓRICO-CULTURAIS PARA A DISCUSSÃO SOBRE IDENTIDADE NEGRA NO BRASIL
Ano: 2018 - Local da publicação: Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
Autoria:
Silvano da Conceição
Palavras chave: História, Identidade, Questão racial, Relações étnicas
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Capítulo de Livro
EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: LUTAS, CAMINHOS E DESAFIOS ENFRENTADOS PARA EMANCIPAÇÃO DE DIREITOS AO LONGO DA HISTÓRIA
Ano: 2020-2 - Local da publicação: Editora Appris
Capítulo do Livro: SANTOS, A. R. DOS; NUNES, C. P.; SILVA, D. O. V. DA (Org.). O protagonismo da educação do campo em debate: políticas e práticas. 1ª ed. Salvador: EDUFBA, 2020. Paginas 185-206.
Autoria:
Antônio Domingos Moreira, Ricardo Alexandre Castro, Igor Tairone Ramos dos Santos
Palavras chave: Educação do Campo, Agroecologia, emancipação
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Livro
REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O CAMPO NO CONTEXTO BRASILEIRO
Ano: 2020-2 - Local da publicação: Editora EDUFBA
Autoria:
Arlete Ramos dos Santos, Cláudio Pinto Nunes
RESUMO:A obra intitulada Reflexões sobre políticas públicas educacionais para o campo no contexto brasileiro é referencial para análise de conjuntura das duas primeiras décadas do século XXI...Expandir/Reduzir
RESUMO:A obra intitulada Reflexões sobre políticas públicas educacionais para o campo no contexto brasileiro é referencial para análise de conjuntura das duas primeiras décadas do século XXI. Arlete Santos e Cláudio Nunes contextualizam o Estado brasileiro e a educação, além de evidenciarem a contradição que marca as conjunturas políticas e a constituição de políticas públicas educacionais...Expandir/Reduzir
Palavras chave: Educação do Campo, Políticas Públicas
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Artigo em eventos
EDUCA(AÇÃO) NA CONTRAMÃO DA HEGEMONIA
Ano: 2020-2 - Local da publicação: Anais do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, São Cristóvão, Sergipe.
Autoria:
Rebeca Bispo Oliveira, Jakeline Honória de Sousa
Palavras chave: Escola Família Agrícola, Pedagogia da Alternância, Educação do Campo
Publicação em breve
Artigo em Revista
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO JITAÚNA/BAHIA
Ano: 2018 - Local da publicação: Revista Brasileira de Educação do Campo
Autoria:
Silvano da Conceição, Poliana Freitas Brito
Palavras chave: Escola, Educação Básica, Educação do Campo, Educação Física
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